1/11/2014 08:54
Mano tenta cumprir sua última missão: uma vaga na Libertadores
Técnico, que deixa clube em dezembro, busca levar Corinthians à vitória diante do Coritiba para voltar ao G-4 do Brasileirão
Mano Menezes acredita que Palmeiras foi beneficiado ao tirar Valdivia de jogo
Alex Silva/Estadão
A partir deste sábado, contra o Coritiba, Mano Menezes terá sete jogos, quatro deles em casa, para colocar o Corinthians na Libertadores do próximo ano. Esta é sua última missão como técnico do clube. Fora dos planos para 2015, ele evitou admitir o óbvio em sua última entrevista coletiva antes da partida desta noite, às 21 horas, no jogo que marca o retorno do time ao Itaquerão, depois de quase um mês. “Acho que quem tem de falar sobre isso é o presidente. Minha preocupação, neste momento, é que estamos lutando por uma vaga na Libertadores.”
O presidente Mário Gobbi já falou. Há uma semana, ele afirmou que o Corinthians terá por 30 dias, em janeiro, um treinador interino. Uma decisão surpreendente para um clube em plena pré-temporada (confirmada nos Estados Unidos nesta sexta-feira) e que pode disputar um mata-mata de pré-Libertadores com um técnico tampão.
A decisão de não renovar o contrato de Mano Menezes é explicada, em parte, pelas eleições para presidente, em fevereiro, apesar de Gobbi e Mano terem uma boa relação. Nesta sexta-feira, os dois conversaram em clima amistoso enquanto os jogadores disputavam um rachão. Se dependesse de Gobbi, Mano ficaria no Corinthians, mesmo com toda a pressão que o dirigente teve de contornar após o fiasco na Copa do Brasil, a eliminação, de virada, por 4 a 1, para o Atlético Mineiro.
No dia seguinte à derrota em Minas, Gobbi ouviu todos no clube pedirem por Tite, Oswaldo de Oliveira ou arriscar e dar chance ao auxiliar técnico Sylvinho já neste Brasileiro e não apenas na pré-temporada. Mano não fica em 2015 e sabe que o clube trabalha com outros nomes para a próxima temporada. E é nesse contexto que ele tenta fazer com que o Corinthians termine o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados, na zona de classificação na Libertadores.
“Conquistamos dez dos últimos 12 pontos e temos uma sequência boa em casa enquanto nossos concorrentes vão jogar fora. Precisamos de uma alta pontuação para conquistar a vaga que queremos, que é o objetivo do clube.” O Corinthians luta com pelo menos cinco equipes para terminar no G-4. Se vencer o Coritiba esta noite, ‘dorme’ na zona de classificação e torce por derrotas de Atlético Mineiro e Internacional, que, neste domingo, jogam fora de casa.
Mano ensaiou mudanças importantes para enfrentar o Coxa e escalou mais um atacante para furar a retranca do Coxa: Petros sai do time e Malcom ganha nova chance. Outra provável alteração é a entrada de Danilo na vaga de Jadson.
CARA NOVA
O último jogo do Corinthians em seu estádio foi contra o Sport, dia 4 de outubro (vitória por 3 a 0). Nesse período, a equipe engatou uma série de jogos como visitante e precisou mandar uma partida na Arena Pantanal, em Cuiabá, por perda de mando de campo.
A principal novidade é que a arena não tem mais as arquibancadas provisórias atrás dos gols. A última peça do setor norte foi retirada na quarta-feira. Outra mudança é a instalação de novas divisórias de vidro entre os setores leste, sul, oeste e norte. No setor visitante, foram colocadas divisórias de policarbonato. Desde o dia 21 de setembro, no clássico com o São Paulo, não há mais cadeiras no setor norte, onde ficam as torcidas organizadas. A expectativa é de bom público no jogo de hoje. 24.500 ingressos já haviam sido vendidos até o fim da tarde de ontem.
FICHA TÉCNICA:
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Danilo (Jadson) e Renato Augusto; Malcom e Luciano. Técnico: Mano Menezes.
Coritiba: Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton; Ivan, Hélder, Rosinei, Robinho, Alex e Carlinhos; Joel. Técnico: Marquinhos Santos.
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Local: Arena Corinthians
Horário: às 21 horas
Transmissão: Pay-per-view
VEJA TAMBÉM
- Conselho corintiano suspende votação de impeachment de Augusto Melo; saiba mais
- PALACIOS TITULAR?! Finalmente o retorno do lateral e Garro de volta ao Corinthians
- GUEDES X MEMPHIS! Fechado com o Grêmio? Possível rivalidade entre craques em Corinthians e Grêmio
3066 visitas - Fonte: Estadão
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas