29/10/2014 08:06
Jovens do Timão ganham conselhos sobre pressão e posicionamento
Para evitar desequilíbrio psicológico de caçulas, jogadores mais experientes do Corinthians dão dicas e ensinam métodos para se combater a ansiedade
O Corinthians passou a aproveitar mais jovens promovidos das categorias de base no segundo semestre deste ano. Sem contratações para o setor ofensivo, o Timão apostou em Malcom, de 17 anos, e Gustavo Tocantins, de 18, para suprir a carência do elenco.
Cientes da pressão às quais os garotos estão sendo submetidos, os jogadores mais experientes da equipe têm dado conselhos sobre postura tática e também sobre fatores psicológicos que possam atrapalhar os novatos ao longo das partidas.
Atualmente com 35 anos, Danilo é o mais experiente do atual elenco alvinegro. Ganhou cinco títulos desde que chegou ao clube, de Paulistão a Mundial de Clubes. Para o meio-campista, é essencial manter o diálogo com os jogadores mais novos para que ninguém se sinta acuado e a equipe não acabe atrapalhada por pressões externas.
- A maioria dos jogadores do nosso time é de jogadores rodados e estamos juntos e vamos ajudar os mais jovens. Isso é fundamental. O importante é que eles têm qualidade, não estão aqui por acaso e têm muito a dar ao clube - disse.
O técnico Mano Menezes admitiu que não planejava utilizar tantos os garotos na categoria profissional nesta temporada. No início do ano, ele promoveu o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o zagueiro Pedro Henrique, o volante Fabiano, o meia Zé Paulo e Malcom. Depois, com a venda de Romarinho, passou a utilizar Tocantins no grupo principal.
Internamente, os atletas mais experientes costumam elogiar a vontade de aprender demonstrada por Malcom, o caçula do elenco. Nas poucas oportunidades até aqui, o jovem atacante agradou à torcida pelo estilo objetivo e pela vontade. Para o meia Renato Augusto, o foco deve ser evitar que os garotos se empolguem e tentem resolver tudo da própria forma.
- Tentamos conversar, explicar o posicionamento dentro de campo. Quando você é muito jovem, acaba querendo resolver logo, se posicionando mal. Temos sorte que são jogadores com cabeça boa. O Malcom é um moleque que procura escutar, ele me pergunta, e isso também vai ajudar muito ele. Nós que já estamos há mais tempo no futebol temos a obrigação de ajudar. Estamos aqui para isso. Quem ganha é o grupo - comentou Renato.
No ataque, particularmente, o único jogador experiente é Paolo Guerrero, atualmente com 30 anos. Além de Malcom e Tocantins, o Timão também conta com Romero, de 22 anos, e Luciano, de 21.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS OFICIAL! Ex-Corinthians assina com clube da série B após ano conturbado
- SEM CRISE! Romero e Yuri Alberto se resolvem no CT e atrito chega ao fim
- Corinthians x Grêmio na Copinha: Como assistir
3582 visitas - Fonte: GloboEsporte.com
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas