Após quase um mês afastado de Itaquera, o Corinthians volta a jogar na Arena na próxima rodada do Brasileirão, no sábado, às 21h, contra o Coritiba. No período longe de seus domínios, o Timão viveu altos e baixos. Após engatar três jogos sem perder, a missão do Alvinegro é consolidar, cara a cara com seu torcedor, a reação pós-eliminação da Copa do Brasil.
Na última vez em que o torcedor assistiu de pertinho ao Corinthians na Arena (na goleada por 3 a 0 sobre o Sport, em 4 de outubro), a equipe brigava para voltar ao G4 do Brasileirão, situação similar à atual. A diferença, porém, é que agora não há mais a Copa do Brasil como atalho à Libertadores do ano que vem.
E é justamente com o apoio de seu torcedor que o Corinthians quer entrar de vez no pelotão de frente do Brasileirão. O retrospecto é amplamente favorável, já que a equipe comandada por Mano Menezes perdeu apenas um (contra o Figueirense) de 14 jogos realizados na Arena, totalizando aproveitamento de 73,8% em seu estádio.
– Lógico que estou com saudade. Gostamos de jogar na nossa casa. Esses jogos aí são complicados longe de casa. Conseguimos fazer grandes jogos até, mas agora é retornar nesses dois jogos na Arena, ir para cima e conquistar as vitórias – afirmou o meia Danilo, fazendo referência aos duelos contra Coritiba, neste sábado, e Santos, no domingo do dia 9 de novembro.
A última derrota do Corinthians foi justamente na fatídica partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, no Mineirão. Difícil de ser digerida por jogadores e torcedores, a goleada vai, jogo após jogo, ficando para trás. Desde então, o Timão acumulou triunfos contra Internacional e Vitória, além de um empate nos minutos finais no clássico diante do Palmeiras.
Se vencer o Coritiba, 18º colocado do Brasileirão, o Timão chega aos 56 pontos. Em caso de tropeços de Atlético-MG e Internacional, pode terminar a 32ª rodada na terceira posição. Consolidar-se no G4 seria um antídoto e tanto para a equipe do Parque São Jorge esquecer, de uma vez por todas, a indigesta eliminação na Copa do Brasil e, de quebra, fazer as pazes com seu torcedor.
PERDA DE MANDO
O duelo contra o Vitória, disputado no último dia 22, somente foi mandado em Cuiabá (MT), na Arena Pantanal, porque o Timão sofreu punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Uma briga entre torcidas organizadas do clube nas arquibancadas da Arena Corinthians durante Majestoso do dia 21 de setembro rendeu perda de um mando de campo ao Alvinegro.
(Na última vez em Itaquera, Corinthians goleou Sport por 3 a 0
– Isso é uma coisa que está só se agravando mais. Temos de nos preocupar dentro de campo, no futebol. Aparece julgamento toda hora. Quando acha que vai ser punido, não é punido. Quando acha que não vai ser punido, é punido. Espero que isso pare e que possamos falar sobre jogos e vitórias e esquecer essas coisas bestas – analisou o veterano Danilo.
CASA CHEIA
O Corinthians anunciou que três setores da Arena já estão com bilhetes esgotados para o duelo contra o Coritiba. As arquibancadas Norte, Sul e Leste Inferior tiverem todos os ingressos comercializados. As vendas para os demais setores do estádio seguem pelo site do Fiel Torcedor, programa de sócios-torcedores do clube.
JOGOS DO TIMÃO NO PERÍODO LONGE DE ITAQUERA
Cruzeiro 0 x 1 Corinthians - Mineirão
Botafogo 1 x 0 Corinthians - Arena da Amazônia
Atlético-MG 4 x 1 Corinthians - Mineirão
Internacional 1 x 2 Corinthians - Beira-Rio
Corinthians 2 x 1 Vitória - Arena Pantanal
Palmeiras 1 x 1 Corinthians - Pacaembu
Última derrota do Timão foi no Mineirão, para o Atlético-MG, pela Copa do Brasil