25/10/2014 09:30

Verdão x Timão: historiadores falam do peso do Dérbi e do Pacaembu

A pedido do L!Net, Márcio Trevisan e Celso Unzelte falam da importância do clássico, além de lembrarem fatos históricos nos duelos disputados no estádio municipal

Verdão x Timão: historiadores falam do peso do Dérbi e do Pacaembu
Último Dérbi foi disputado na Arena Corinthians, foi o primeiro do novo estádio alvinegro (Foto: Arquivo LANCE!)


Palmeiras e Corinthians fazem mais um Dérbi na tarde deste sábado, em confronto válido pelo returno do Brasileirão. Mas será um jogo especial, já que marcará uma espécie de "despedida oficial" do clássico do Pacaembu, já que a Arena Corinthians está inaugurada e o Allianz Parque está prestes a ser reinaugurado.

A pedido do LANCE!Net, jornalistas e historiadores dos dois clubes falaram da importância do Dérbi, além de lembrarem alguns fatos históricos nos duelos disputados no estádio municipal. Veja abaixo:

O Dérbi, por Márcio Trevisan (jornalista e historiador do Palmeiras)

'Nada é mais paulistano do que um Palmeiras x Corinthians'
Corinthians x Palmeiras é o pastel de feira quentinho, que a gente morde na beirada para esfriar mais rápido, é a ajeitada na gravata do amigo, é o trânsito caótico não importa a hora e nem o dia, é a pizza meio mussarela, meio calabresa, é o cinza que rouba o azul do nosso céu quase todo fim de tarde.

Palmeiras e Corinthians escreverão mais uma importantíssima página na história desta rivalidade que já conta 97 anos. E mais: disputarão, muito provavelmente, o último Dérbi no palco que mais vezes o recebeu. É a tal história: a força da grana ergue, mas também destrói coisas belas.

Na verdade, o Pacaembu sempre será a segunda casa de todos os palmeirenses, é o estádio querido onde o time conquistou vários títulos – aliás, ninguém levantou mais taças por lá do que o alviverde mais amado do mundo.

Foi pisando em seu gramado que, em 1942, o Palestra Itália morreu líder e nasceu campeão – uma arrancada heroica, sem dúvida. Foi no velho e querido Paca que o Verdão conquistou seu mais recente título brasileiro, em 1994 (e sobre o Corinthians!), foi lá que se despediu do futebol, em 2012, um de seus maiores ídolos, Marcos, foi de suas arquibancadas que, em 1990, após um empate com a Ferroviária/SP que causou a eliminação da equipe no Campeonato Paulista, vândalos se dirigiram até a sala de troféus e destruíram algumas das taças.

Por tudo isso, é certo: o palmeirense pode até deixar de ir ao Pacaembu, mas o Pacaembu jamais deixará de estar no coração do palmeirense.


(Palmeiras, campeão do Rio-São Paulo em 1993 sobre o rival)

O Dérbi, por Celso Unzelte (jornalista e historiador do Corinthians)

'Não precisa ter título para ser inesquecível'


O primeiro Corinthians x Palmeiras no Pacaembu que me vem na cabeça não é nem título. É um 3 a 0 na primeira fase do Paulista de 87. O atacante Marcos Roberto fez dois gols e ainda deu um passe para o Éverton... ficou para a história como “o jogo do Marcos Roberto”. Para se ver a importância desse clássico nem precisa ser decisão de título para ser algo inesquecível.

Os jogos de título mais importantes, sem dúvida, são aqueles do Brasileirão de 2011, no dia da morte do Sócrates, e o histórico jogo do IV Centenário. Pouca gente se lembra, mas o primeiro jogo da final de 1974 foi no Pacaembu. Se o torcedor colocar no Youtube “A maior entrada no Pacaembu” verá o que a torcida fez antes daquela partida.

O Corinthians sempre se deu bem como mandante contra o Palmeiras no Pacaembu, a identificação do clube é muito maior, até porque o rival jogou mais no Palestra Itália e no Morumbi, onde teve mais identificação.

Ganhar amanhã (hoje) fecharia com chave de ouro esse tabu (de não perder desde 1995). Aliás, esse retrospecto recente, de apenas uma derrota nos últimos 14 jogos, ajudou – e muito –, a tirar a diferença histórica do confronto, que hoje é de apenas duas vitórias a mais para eles.

(Corinthians conquistou o Paulistão do IV Centenário em 1954 sobre o Verdão)


VEJA TAMBÉM
- ADEUS OFICIAL! Ex-Corinthians assina com clube da série B após ano conturbado
- SEM CRISE! Romero e Yuri Alberto se resolvem no CT e atrito chega ao fim
- Corinthians x Grêmio na Copinha: Como assistir









3810 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qua - 19:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Água Santa

Paulista

Dom - 18:30 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Velo Clube
publicidade
publicidade
publicidade