orinthians tem ataque escasso para pegar Palmeiras (Foto: Miguel Schincariol)
O Corinthians visita o Palmeiras no Pacaembu, na tarde deste sábado, às 16h, pelo Brasileirão, para disputa do primeiro clássico entre os arquirrivais desde a venda de Romarinho para o El-Jaish (QAT). Sem o carrasco alviverde, o Timão tem a missão de enfrentar o Verdão com um ataque inexperiente em Dérbis.
Como venceu o duelo da última quarta-feira, contra o Vitória, com apenas um atacante na equipe titular (Ángel Romero), a tendência é o técnico Mano Menezes manter o esquema tático 4-2-3-1 (Renato Augusto fica como meia-atacante) diante do Palmeiras. Assim, Luciano, Malcom e o próprio jovem paraguaio disputam vaga à frente.
Nenhum dos candidatos a atacante do Timão contra o Verdão, porém, tem relevante experiência em Dérbis. Ángel Romero foi titular no duelo do último mês de julho, válido pelo primeiro turno do Brasileirão, e, em 74 minutos jogados, não balançou as redes. Na mesma ocasião, Luciano pouco pode fazer, já que saiu do banco de reservas aos 44 minutos da etapa final.
Malcom, por fim, nunca sequer enfrentou o Palmeiras.
Nesta partida válida pelo primeiro turno, Romarinho ainda pertencia ao Corinthians. O camisa 31, porém, foi reserva e acabou não deixando sua marca. Guerrero e Petros foram os autores dos gols da vitória alvinegra por 2 a 0. O primeiro está suspenso do clássico deste sábado, enquanto o segundo, por sua vez, não tem o hábito de balançar as redes (dois tentos em 21 jogos pelo Timão).
ROMARINHO, O CARRASCO DO PALMEIRAS
Romarinho estreou pelo Corinthians justamente em um clássico contra o Palmeiras. Na ocasião, em junho de 2012, anotou os dois gols que garantiram ao Timão a vitória de virada sobre o arquirrival. No total, o atacante ex-Timão marcou cinco gols em cinco Dérbis disputados.
RELEMBRE ABAIXO OS DÉRBIS DA 'ERA ROMARINHO'
24/6/12 - Corinthians 2 x 1 Palmeiras - Mazinho (0-1), Romarinho (1-1) e Romarinho (2-1)
16/9/12 - Palmeiras 0 x 2 Corinthians - Romarinho (0-1) e Paulinho (0-2)
17/2/13 - Corinthians 2 x 2 Palmeiras - Emerson (1-0), Vilson (1-1), Vinicius (1-2) e Romarinho (2-2)
16/2/14 - Corinthians 1 x 1 Palmeiras - Romarinho (1-0) e Alan Kardec (1-1)
27/7/14 - Corinthians 2 x 0 Palmeiras - Guerrero (1-0) e Petros (2-0) *
* Único Dérbi na "era Romarinho" em que o camisa 31 foi reserva.
(Foto: Miguel Schincariol/LANCE!Press)