18/10/2014 16:57
Beira-Rio foi palco de duas decisões entre Corinthians e Internacional
Ronaldo marcou um dos gols da primeira final
Neste domingo (19), Corinthians e Internacional se enfrentam pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. A casa da equipe gaúcha será o décimo palco da Copa do Mundo que o Timão atuará - o Corinthians não joga no local desde 2012. Fundado em 1969, o estádio guarda em sua história grandes confrontos entre as equipes, incluindo duas decisões de campeonatos nacionais: o Brasileirão de 1976 e a Copa do Brasil de 2009.
Jogada dias depois da Invasão Corinthiana ao Maracanã, a final do Campeonato Brasileiro de 1976 foi bastante controversa. O regulamento da competição previa apenas uma partida, jogada na casa do time com melhor campanha. Decidindo fora, contra um bom time, e sem a possibilidade de reverter o resultado, o Timão foi superado e saiu derrotado por 2 a 0. Apesar do revés, a equipe foi muito elogiada pela imprensa na época, garantindo tranquilidade para o ano seguinte. Com a mesma base, já em 1977, o Timão participou de sua primeira Taça Libertadores da América graças ao vice-campeonato nacional. Sem sucesso na competição continental, a equipe conquistaria naquele ano o Campeonato Paulista, encerrando um jejum de 22 anos e 8 meses sem títulos.
As equipes voltaram a medir forças em uma decisão no ano de 2009. Em uma temporada espetacular, o Corinthians contava com Ronaldo e já tinha levantado a taça do Paulistão de maneira invicta. Por outro lado, os gaúchos acreditavam na conquista do título nacional, algo que não acontecia desde 1992, quando os colorados bateram o Fluminense e venceram a única Copa do Brasil de sua história. Para azar do adversário, o Fenômeno vivia grande momento e o jejum seria prolongado.
No Pacaembu, vitória do Coringão por 2 a 0. Jorge Henrique abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, e Ronaldo fechou a conta aos 7 minutos do segundo. Com a vantagem, a equipe comandada por Mano Menezes poderia até perder por um gol de diferença no sul para conquistar o título.
A decisão aconteceu no dia 1º de julho com o Beira-Rio lotado e a Fiel Torcida presente em grande número. A esperança gaúcha, contudo, acabou rápido. Aos 19 minutos da primeira etapa, Jorge Henrique abriu o placar. Minutos depois, aos 27, André Santos fez o segundo do Timão, vantagem mantida até o intervalo. O Corinthians só perderia o título se levasse cinco gols.
Apesar do ímpeto do Internacional, e o empate por 2 a 2 na etapa complementar, a taça ficou mesmo com o Timão. A festa no palco do jogo deste domingo foi enorme e atravessou a noite da capital gaúcha. Foi o terceiro título do Corinthians na competição, o segundo em Porto Alegre. Em 1995, com gol de Marcelinho, o Timão conquistou a taça contra o Grêmio, no estádio Olímpico.
VEJA TAMBÉM
- SAFRA CORINTIANA! Convocação da Seleção Brasileira desfalca vários talentos do Corinthians no Paulistão
- QUEM ASSUME A MEIUCA? Opções do Corinthians para o Início do Paulistão: Sem Breno Bidon.
- CONVOCADO! Corinthians terá desfalque de Breno Bidon por convocação para disputar o Sul-Americano!
4014 visitas - Fonte: Site Official do Corin
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas