17/10/2014 10:45
Caixa limitado e falta de opções: Timão esbarra em planejamento ruim
Clube aposta em elenco limitado, equipe sente problemas de reposição e coloca em xeque objetivo principal para o fim de temporada
A falta de opções no banco de reservas é um dos maiores problemas do Corinthians nesta temporada, especialmente na zaga e no ataque. Na goleada por 4 a 1 sofrida para o Atlético-MG na última quarta-feira, resultado que eliminou o Timão da Copa do Brasil, a equipe sentiu falta do zagueiro Gil, que voltou após os amistosos com a seleção brasileira na Ásia, mas não teve condições de começar o jogo. A falta de recursos para contratar reforços à altura dos titulares tornou a situação ainda mais complicada para o técnico Mano Menezes.
Paolo Guerrero teve de voltar da seleção peruana e abrir mão da partida contra a Guatemala para tentar ajudar o Corinthians a se classificar na Copa do Brasil. Ele marcou o único gol do Timão no jogo e saiu revoltado com a eliminação. A falta de parceiros para o peruano é notável: Luciano e Romero não se firmaram, enquanto Malcom e Gustavo Tocantins, de 17 e 18 anos, respectivamente, acabaram utilizados às pressas (e contra a vontade inicial de Mano) para tentar diminuir o problema.
A diretoria buscou: Marcelo, Rafael Sobis, Nilmar... Diversos nomes foram sondados, mas nenhum apresentou valores compatíveis à realidade financeira do clube. Sem saída, o departamento de futebol esclareceu a situação para Mano: ele teria de se virar com o elenco que tinha à disposição e, se necessário, apelar para a base.
Na zaga, por exemplo, Felipe teve atuação desastrada contra o Atlético e deu mais uma prova da escassa situação do setor. Além dele, a única opção no banco de reservas era Pedro Henrique, também promovido das categorias de base no início deste ano. Após a saída de Cléber para o Hamburgo, da Alemanha, o Timão não contratou ninguém: apenas elevou Anderson Martins à categoria de titular ao lado de Gil.
- Sabíamos, quando tomamos algumas decisões, que riscos elas poderiam trazer. Futebol é isso. Quando você toma decisão, tem de pensar bem e assimilar bem. Com esse grupo chegamos aqui, abrimos vantagem de 2 a 0 no primeiro jogo, aumentamos a vantagem e tínhamos capacidade de passar. Não fomos competentes como equipe, nosso adversário foi melhor - resumiu Mano, ao ser questionado sobre as limitadas peças de reposição em seu elenco após a eliminação para o Atlético-MG.
Se Bruno Henrique supriu bem a ausência de Elias, também convocado para a seleção brasileira, o mesmo não se pode dizer sobre Guilherme Andrade, que entrou no lugar de Ralf, fora por um problema no joelho direito, e tornou o meio-campo vulnerável. O próprio já havia jogado como lateral nesta temporada. Hoje, o Corinthians não conta com nenhum primeiro volante de origem para substituir Ralf.
A vaga na Taça Libertadores da América é vista não só como essencial para as finanças do clube, mas também para ajudar a montagem do elenco de 2015. O Corinthians ainda tenta acertar a permanência de Guerrero e, de acordo com o presidente Mário Gobbi, encaminhará a contratação de três ou quatro reforços nos próximos meses.
VEJA TAMBÉM
- RACHA NO ELENCO? Segundo comentarista, Yuri Alberto pode ter mandado indireta para Romero em publicação
- Corinthians anuncia reforços de peso e promete temporada forte no Sub-20 feminino
- VALOR ASTRONÔMICO! Empresário processa Corinthians em mais de R$15 milhões de reais
4137 visitas - Fonte: GloboEsporte.com
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas