26/9/2014 08:24

Elias vê jogador brasileiro tecnicamente superior aos demais

De volta à Seleção Brasileira, mas sem medo de cobrar melhorias, volante ainda se vê abaixo do rendimento ideal e cobra mudanças no futebol brasileiro

Elias vê jogador brasileiro tecnicamente superior aos demais
Elias não estava entre os 23 convocados da Copa do Mundo de 2014, mas ficou "puto" e sentiu na pele o vexame histórico do Brasil diante da Alemanha. Com trabalho, respeito e, acima de tudo, humildade, o volante do Corinthians confia na volta por cima do futebol brasileiro. Um futebol brasileiro fragilizado, mas que para ele ainda é superior tecnicamente aos dos outros países.

Sem se esconder atrás das últimas convocações à Seleção com a volta de Dunga, Elias não vê problema em cobrar melhorias. Apoia o Bom Senso FC e entende as manifestações de Emerson Sheik contra a CBF.

LANCE!Net: Você faz parte da renovação da Seleção Brasileira. Como encontrou o grupo pós-Copa?
Elias: Me sinto puto pelo 7 a 1. Fiz parte dessa seleção e conheço o grupo faz tempo. Me senti magoado. As pessoas falaram muitas coisas. Algumas coisas são verdades, outras são mentiras. Muitas mentiras. Vejo um grupo mais fortalecido e maduro, sabendo o que quer.

O pessoal está com fome de vitórias. E não é só para mostrar para o torcedor e para a imprensa, é para nós mesmos, para mostrar que somos capazes e para provar que aquilo que aconteceu foi uma fatalidade.

LANCE!Net: Sentiu o vexame como se estivesse em campo, é isso?

Elias: Claro. Os ridicularizados não foram os jogadores que estavam lá, mas, sim, o futebol brasileiro. Eu faço parte do futebol brasileiro. Todos os jogadores ficaram tristes e envergonhados. Agora, como o Dunga tem falado, precisamos trabalhar duro para darmos a volta por cima. Esse 7 a 1 não vai voltar a acontecer.

LANCE!Net: O que fazer para essa Seleção Brasileira ridicularizada dar a volta por cima?

Elias: Ter humildade e trabalhar. Precisamos reconhecer quando o adversário estiver melhor, marcar mais, ser mais humilde e ter seriedade.

Os jogos contra Colômbia e Equador (vitórias por 1 a 0) provaram isso, principalmente a partida contra a Colômbia. Tardelli, Oscar e Willian voltaram muito para ajudar a marcação. A mentalidade está mudando, esse é o novo espírito da nossa Seleção.

Com humildade, marcação forte e mais confiança... Sempre falei isso: “Tecnicamente, a gente é muito superior aos jogadores dos outros países”.

LANCE!Net: Tecnicamente, os brasileiros são melhores do que os alemães?

Elias: Claro. Qualquer um pode decidir um jogo a qualquer momento. A Alemanha tem um time, montou uma equipe, e é isso que o Dunga quer montar.

Ele quer montar uma equipe forte. Tendo uma equipe forte, dois ou três jogadores vão se destacar individualmente. Certamente, se tivermos uma equipe forte, o Neymar será o melhor do mundo.

LANCE!Net: Hoje, o Brasil pode vencer a Alemanha ou ainda é preciso melhorar muito para isso?

Elias: A Argentina, que tem um campeonato inferior ao nosso, disputou a final da Copa e agora venceu a Alemanha no amistoso. Tenho absoluta certeza que uma derrota por 7 a 1 jamais vai ocorrer outra vez.

O Brasil pode jogar de igual para igual, dentro das nossas características e dentro das limitações que podem surgir. O Brasil pode vencer a Alemanha, sim.

LANCE!Net: Dunga tem optado por jogar sem um centroavante. O que acha da mudança tática da Seleção?

Elias: A tendência do futebol moderno é não ter mais aquele jogador paradão na frente. É importante ter um jogador assim no elenco, mas o futebol moderno tem feito com que esse jogador se movimente mais, busque mais espaços fora da área e também ajude na marcação.

Essa mudança tática é um das melhores formações que a Seleção pode ter no momento.

LANCE!Net: O calendário do Brasil não respeita as datas da Fifa. Você, se pudesse, recusaria a Seleção?

Elias: Não sei quem me falou essa frase: “Ser convocado para defender a Seleção é como se você fosse chamado para uma guerra”. Estou sendo convocado para uma guerra, é difícil recusar.

Eu não faria isso, que é o que o torcedor corintiano quer. Participar da Seleção é muito importante para mim e também para o Corinthians. Defender o próprio país é o ponto máximo.

LANCE!Net: O que você acha do Bom Senso FC? É difícil para você reclamar, já que faz parte da Seleção?

Elias: Os ideais do Bom Senso são claros e justo para todos: jogadores, torcedores, CBF, patrocinadores, TV e imprensa. Precisamos brigar pela melhoria do futebol brasileiro.

Padronizando o calendário, a tendência de melhorar o futebol é muito grande. Independentemente do meu sonho (de defender a Seleção Brasileira), eu apoio o Bom Senso. Vou apoiar porque as causas são necessárias e boas. A Seleção pode crescer com tudo isso também.

LANCE!Net: O Sheik criticou duramente a CBF. Você faria algo parecido?

Elias: O Sheik é louco por natureza (risos). O histórico dele mostra isso, ele tem um histórico repleto de loucuras. Não trabalhei com ele, mas conheço e sei que tem bom coração. Ele tem os motivos dele. Algumas pessoas podem ter achado o desabafo dele um exagero, mas se ele fez aquilo é porque ele teve e tem motivos.

LANCE!Net: O Elias de hoje está abaixo do Elias do Corinthians de 2009 e do Elias do Flamengo de 2013?

Elias: Acho que sim. Estou crescendo, evoluindo. Ficar seis meses sem jogar é ruim, só treinando. Mas estou crescendo, evoluindo e adquirindo confiança. Vou crescer ainda mais, com certeza.

LANCE!Net: Você acompanhou as manifestações racistas contra o Aranha. O que fazer para mudar isso?

Elias: Não adianta a gente se unir e as coisas não acontecerem. O Daniel Alves sofreu aquele ato racista, fez uma campanha depois, fez um oba-oba, mas eu não participei e fui contra, porque eu não sou macaco.

Fizeram aquilo e nada aconteceu. O Aranha fez o certo. Ele foi até o final. E, se tiver de colocar na cadeia, tem de colocar na cadeia.


VEJA TAMBÉM
- FALA, CRAQUE! Memphis celebra primeiro gol, porém alerta situação do Corinthians
- FIM DE JOGO! Corinthians é eficiente, joga bem e vence Athletico em goleada
- OLHO NA TABELA! Corinthians termina o dia em posição superior; Veja









3747 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Flamengo

Brasileiro

Qui - 20:00 - Neo Química Arena
5 X 2
Corinthians
Atletico Paranaense
publicidade
publicidade
publicidade