26/9/2014 08:12

Jucilei investe em time da Série C do Rio e planeja futuro como dirigente

Ainda em atividade, ex-volante do Corinthians comemora acesso do São Gonçalo à segunda divisão do Carioca, aposta na base e acredita no crescimento do projeto

Jucilei investe em time da Série C do Rio e planeja futuro como dirigente
O futebol está cheio de exemplos de jogadores que passaram a administrar clubes depois que penduraram as chuteiras - como Rivaldo, presidente do Mogi Mirim, ou Zico, que fundou o CFZ. Porém, é raro ver um atleta ainda em atividade investir em uma equipe e conciliar com a carreira nos gramados.

É o caso de Jucilei, que destacou-se no Corinthians entre 2009 e 2011, passou pelo Anzhi, da Rússia, e atualmente defende o Al Jazira, dos Emirados Árabes. O volante de 26 anos coloca dinheiro no São Gonçalo Futebol Clube - equipe de sua cidade natal, no Rio de Janeiro - desde 2012 e é responsável pelo pagamento de 50% da folha salarial do elenco, entre outras despesas.

Com o investimento feito pelo volante, o clube desenvolve um trabalho com jovens jogadores, sendo 16 dos 23 nomes do elenco profissional nascidos em São Gonçalo - berço também de nomes como Helton (goleiro do Porto), Ibson (meia do Sport) e Alex (zagueiro do Milan).

Motivo de desconfiança no início da preparação, justamente por não contar com atletas experientes no elenco, o grupo surpreendeu e é finalista da Série C do Carioca, já com vaga garantida para a segunda divisão com uma campanha digna de elogios (18 jogos, 13 vitórias, três empates e duas derrotas), mantendo vivo um sonho ousado, mas possível: figurar entre os clubes da Série A do estado em poucos anos.

- Para mim é muito gratificante, é o time da minha cidade. Graças a Deus eu tenho a condição de estar ajudando esses garotos, gosto de estar no meio do futebol e me sinto muito feliz de fazer parte dessa família. O objetivo é grande, queremos a elite do Carioca. Vamos fazer um time forte, estamos correndo atrás de patrocínios, mas qualidade não falta, os garotos só precisavam de uma chance - afirmou Jucilei.


Treinamento do São Gonçalo no campo do Gragoatá, em Niteroi

A dificuldade encontrada no início da carreira foi um dos principais motivos que incentivaram o jogador a mergulhar de cabeça no projeto. Reprovado nos testes para o Madureira e Vasco, encontrou a oportunidade no Sul do país, bem longe de casa - no Ulbra, do Rio Grande do Sul.

Quem compartilha da mesma experiência que o volante é Eduardo Castro, fundador da equipe. Quando jovem, o atual vice-presidente do clube encontrou dificuldades para encontrar espaço na base das equipes do Rio de Janeiro e acabou optando por estar envolvido de uma outra maneira.


- Era muito caro para meu pai me manter, tentei a sorte na base do Bangu, mas não tive a mesma persistência do Jucilei. Fundei a equipe anos depois para não desperdiçar esses talentos que temos por aqui, esse foi meu pensamento. O Jucilei foi um amigo que eu fiz, que compartilhou dessa ideia comigo e abraçou a causa. Juntos temos condições de transformar esse nosso sonho em realidade.


NOS PASSOS DE JUCILEI

Edu é o artilheiro da Série C: 15 gols em 16 jogos

É no meio dos garotos que nascem os futuros jogadores de grandes equipes do cenário nacional. Com uma campanha quase impecável no Estadual, São Gonçalo chegou para a disputa do título com destaques no time principal do treinador Marcus Cravo. Na primeira partida, derrota de 2 a 1 para o Gonçalense. A decisão está marcada para o próximo domingo no estádio do América, em Mesquita.

Apontado por Jucilei como o nome da temporada, com números acima da média - 15 gols em 16 partidas - o atacante Edu, de 21 anos, artilheiro da terceira divisão, é a grande aposta dos que acompanham os bastidores do time.

Após bom desempenho na base do Flamengo na última temporada, o jogador não teve sequência por questões burocráticas e quase desperdiçou o grande potencial, deixando o futebol de lado. Mas com a ajuda dos amigos e a confiança de Jucilei, aceitou o desafio de comandar o São Gonçalo e hoje comemora o belo momento, caracterizando o ex-volante do Corinthians como um pai.

- Tem 99% das mãos dele nesse trabalho. Todos aqui vão olhar sempre para ele e lembrar do jogador que passou por todas as dificuldades e não desanimou.

Fora das quatro linhas ele é extraordinário, procura ajudar em todos os aspectos. Existe a cobrança natural de um investidor de clube, mas ele é muito mais do que isso para nós. Para muitos aqui, é considerado um pai, pelas palavras, pelos ensinamentos e pela confiança que tem no nosso trabalho.

Ele é responsável por isso aqui - destacou o artilheiro, que admitiu ter o sonho de voltar a vestir a camisa do rubro-negro carioca no futuro.


De acordo com Jucilei, Edu (esq.) e Maykon (dir.) podem ter futuro dentro do futebol

Atuando na mesma posição que o "exemplo" Jucilei, o garoto Maykon é outro que mostrou evolução com o decorrer do tempo e parece no caminho certo para emplacar no futebol. Aos 21 anos, o garoto passa por cima dos problemas enfrentados pelo caminho, agradece a confiança do jogador do Al Jazira, mas deixa a comparação de lado.

- Tenho que trabalhar muito para chegar onde ele chegou. Eu não quero ser igual a ele, quero ser o Maykon mesmo, ser igual o cara vai ser difícil (risos). Vou pensar agora, me dedicar aqui no trabalho com meus companheiros. Ele vai ser sempre um exemplo, nos motiva muito, é o cara aqui. Vamos entender o que ele nos fala e conquistar esse título.

FOCO NA BASE PARA SER GRANDE NO FUTURO
O pensamento é no futuro. E, segundo Jucilei, construir uma divisão de base forte é o segredo para dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido até o momento. A construção do CT J8 - em homenagem ao jogador, que utiliza a camisa 8 por onde passa - já tem data para sair do papel.

- Eu tenho um sonho que é fazer um centro de treinamento para a equipe. Para ter um time forte isso é necessário. Já está em andamento, se tudo de certo em janeiro estaremos começando a construção em Santa Isabel, com o intuito de dar oportunidade para os jogadores daqui e também de outras partes do Brasil, assim como abriram as portas para mim no Sul.


Alessandro Silva, presidente do São Gonçalo e primo de Jucilei, sonha jogar contra o Flamengo


Com a responsabilidade de encabeçar o projeto na função de presidente, Alessandro Silva, primo do jogador credita o trabalho honesto como ingrediente para o sucesso. Com os pés no chão e ciência da dificuldade de segurar os principais jogadores, Alessandro concentra as forças na próxima temporada, já com o centro de treinamento finalizado e um desejo ambicioso.

- Vamos finalizar esse CT, contratar jogadores de qualidade e fazer isso dar ainda mais certo. Vai ser difícil segurar os grandes nomes daqui, temos que ser sinceros. Mas já temos nomes de peso apalavrados, vamos seguir com o trabalho dos garotos para realizar um sonho: ter um São Gonçalo x Flamengo, no Maracanã, em 2016.



Sempre que pode, Jucilei visita e treina com os garotos do São Gonçalo

Aos 26 anos, Jucilei ainda planeja longa caminhada dentro de campo, mas não deixa de pensar no que fazer ao pendurar as chuteiras. Apaixonado pelo futebol, o desejo é se manter no meio, especialmente se for atuando nos bastidores do São Gonçalo.
- Acho que fico até doente se me distanciar do futebol. Pretendo ser diretor, supervisor, quem sabe presidente de um clube quando encerrar minha carreira. Quem sabe no São Gonçalo? Não custa acreditar, a estrutura é muito boa, mesmo com as dificuldades pagamos em dia. Ainda vamos conversar com esse projeto tendo tomado uma proporção muito maior.
*Por Igor Rodrigues, estagiário, sob supervisão de Thiago Dias


VEJA TAMBÉM
- Corinthians tropeça contra José Bonifácio e vê situação complicada no Paulista Sub-20
- REVIRAVOLTA? Trunfo de Depay no Corinthians pode atrair craque brasileiro para o Timão
- FOCO NA COPA DO BRASIL! Corinthians foca em estratégias ofensivas para reverter placar contra o Juventude









10398 visitas - Fonte: GloboEsporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Copa do Brasil

Qua - 21:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Juventude

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Flamengo
publicidade
publicidade
publicidade