21/9/2014 11:22
Credenciados por histórico, Mano e Muricy vivem fases distintas
Corintiano lida com questionamentos por causa da queda de rendimento da equipe. São-paulino tem moral com diretoria e torcida e não deixa crise política atrapalhar
Mano Menezes e Muricy Ramalho têm históricos vitoriosos comandando Corinthians e São Paulo, respectivamente. O técnico alvinegro começou sua trajetória assumindo a equipe em um dos momentos mais complicados da história do Timão, logo após o rebaixamento, e recolocá-la na rota dos títulos.
O são-paulino ganhou nada menos que três Brasileiros consecutivos pelo clube do Morumbi. Porém, para o clássico deste domingo, às 16h (horário de Brasília), ambos se enfrentam em momentos bem distintos. Enquanto Muricy tem o total crédito da torcida tricolor, Mano convive com o questionamento da Fiel.
As mudanças constantes na equipe - muitas vezes por conta de convocações e suspensões - fizeram com que o treinador corintiano encontrasse dificuldades para montar uma formação ideal. Após o empate por 1 a 1 com a Chapecoense, na última quinta-feira, ele admitiu a culpa pela falta de controle emocional do Timão ao sofrer o empate e não conseguir buscar a virada em casa, em um jogo no qual vitória era essencial para a sequência no torneio.
Com contrato até o fim de 2014, Mano já "abriu mão" do título brasileiro, mas sabe que ficar fora da Taça Libertadores da América seria considerado um fracasso.
Internamente, a cúpula trata a classificação à competição continental como obrigação, ainda que o elenco não tenha se reforçado da maneira ideal. Hoje, o ataque é considerado um setor carente de um nome expressivo para jogar ao lado de Paolo Guerrero.
A pressão não incomoda o comandante corintiano. Segundo ele, independentemente dos resultados, as equipes só tem a ganhar com a manutenção do treinador, uma vez que é possível dar sequência ao trabalho e não começar do zero.
- Fizeram levantamentos durante a semana mostrando que as equipes das primeiras colocações são as únicas que não trocaram seus técnicos. Nas dificuldades, é quando se dá o salto de ultrapassar a mesmice da troca. Quem consegue ultrapassar isso, conquista os melhores resultados - opinou.
Quem não convive com questionamentos no momento é Muricy Ramalho. Credenciado no São Paulo com ajuda do "quadrado mágico" formado por Ganso, Kaká, Alan Kardec e Alexandre Pato, o treinador tenta manter o Tricolor na busca do que seria seu quarto título brasileiro no clube. Além dos três que ele já conquistou com o clube do Morumbi, ainda levou o título nacional com o Fluminense, em 2010.
Alheio à crise política vivida pelo São Paulo, com uma guerra declarada entre o atual presidente, Carlos Miguel Aidar, e seu antecessor, Juvenal Juvêncio, Muricy tem uma equipe em estágio mais avançado que a de Mano. O próprio técnico corintiano admite isso.
A derrota para o Coritiba, na última quarta, encerrou uma série de nove jogos de invencibilidade do Tricolor, mas o entrosamento da equipe é notável. Mesclando atletas experientes, como Kaká, com jovens, como o lateral Auro, o time busca no clássico uma reafirmação de que briga pelo título.
No momento, o São Paulo é o vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos. Está a sete do Cruzeiro, atual dono da primeira colocação.
O Corinthians, em quarto, tem 37. A vitória é fundamental para ambos: enquanto o Timão precisa vencer para continuar no G-4 sem depender de outros resultados, o Tricolor busca, no mínimo, manter a distância para a ponta da tabela, já que a derrota na última quarta voltou a ampliar tal diferença.
VEJA TAMBÉM
- TORCIDA PEDE RETORNO! Guilherme Arana pode voltar ao Corinthians e torcida espera ansiosamente.
- POGBA NO MANCHESTER CITY? Jornalista revela situação de negociação de Pogba com o Manchester City
- SAFRA CORINTIANA! Convocação da Seleção Brasileira desfalca vários talentos do Corinthians no Paulistão
3774 visitas - Fonte: GloboEsporte.com
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas