Mano Menezes completa dez empates no BR-14 (Foto: Wagner Méier/LANCE!Press)
O Corinthians do técnico Mano Menezes ultrapassou, na rodada do último meio de semana do Campeonato Brasileiro, uma incômoda marca atingida por Tite no ano passado. Com a igualdade de 1 a 1 diante da Chapecoense, o Timão chegou ao décimo empate em 22 rodadas disputadas na competição. Na mesma altura do Brasileirão de 2013, a equipe então comandada por Tite tinha nove empates.
A irregularidade do Corinthians no Brasileirão do ano passado rendeu o apelido de “EmpaTite” para a equipe que mais empatava no torneio. Tanto em 2013, como na atual temporada, o Timão chega à 22ª rodada como clube com mais igualdades entre todos as 20 agremiações que disputam a Série A.
Ao término do Brasileirão da última temporada, o Corinthians chegou ao número recorde de 17 empates em 38 rodadas, marca atingida apenas por outros quatro times desde 2006 – início do atual formato de disputa da competição. Além do Timão, entram no hall dos recordistas o Palmeiras de 2011 e Botafogo, Flamengo e Ceará de 2010.
Há diferenças claras, no entanto, entre as campanhas de Tite, em 2013, e Mano Menezes, em 2014. Apesar de somar mais empates do que seu antecessor, o atual técnico do Corinthians tem aproveitamento melhor. Na 22ª rodada da edição do ano passado, o Timão ocupava o oitavo lugar, com 30 pontos e 45,5% de aproveitamento. Em 2014, o Alvinegro é quarto colocado, com 37 pontos e 56,1% dos pontos conquistados.
Outra distinção entre as campanhas de ambos os treinadores é o momento do campeonato em que a sequência de empates se acentuou. Com Tite, o Corinthians arrancou para o posto de “Rei dos Empates” na reta final da competição (confira abaixo). Com Mano Menezes, por outro lado, a frequência de igualdades aumentou entre o término do primeiro turno e o início do segundo.
São 16 jogos para o fim do Brasileirão. Mano Menezes se livrará da sombra deixada por “EmpaTite”?