16/9/2014 08:05
Provável candidato da situação já conversa para a volta de Tite em 2015
Roberto de Andrade tem encontros com ex-treinador e negocia retorno para o ano que vem. Mano Menezes, com contrato até o fim do ano, convive com a sombra de antecessor
A poucos meses do fim de 2014, quando seu contrato com o Corinthians se encerra, Mano Menezes convive com a “sombra” de Tite, desempregado desde que deixou o Timão no fim do último ano. O ex-treinador tem se encontrado com Roberto de Andrade, diretor de futebol entre 2011 e 2014 e provável candidato da situação nas eleições presidenciais, que acontecerão em fevereiro de 2015. A volta para o clube, substituindo quem o substituiu, é analisada por Tite.
Em entrevista ao site da “Espn”, o técnico revelou que depois do dia 8 de outubro, quando estará na Europa para um encontro com o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, ele deverá definir o próximo passo.
– O Brasileiro já vai estar em uma fase de definição. Teremos os postulantes ao título e à Libertadores. Então vai estar mais claro o campeonato. O que isso gera? O presidente que for assumir o clube pensa que ano que vem vai projetar a equipe. “Quem é o técnico que busca? Bom, vou buscar o Tite” - disse, logo depois deixando claro que negocia com alguns clubes.
– Conversando já estou – disse.
Atualmente, Mano Menezes sofre críticas internas por ter chegado em setembro sem encontrar a escalação ideal, pelo fato de a equipe não manter regularidade e porque o time não engrena em campo.
Sua saída até o fim do Brasileirão é descartada pela diretoria, mas quem projeta o futuro não acredita na permanência do treinador no próximo ano, a não ser que o Corinthians esteja “voando” na reta final, com a vaga na Libertadores garantida.
Como seu contrato acaba em 31 de dezembro, as conversas para uma renovação ou não ocorrerão após o campeonato. A questão é que este ano é atípico, uma vez que o clube elegerá um novo presidente na segunda quinzena de fevereiro.
Portanto, Mano ou qualquer outro treinador deverá sentar com os candidatos. Até o momento, Roberto de Andrade conversa com Tite e tem gosto por Oswaldo de Oliveira, quem ele achou que deveria ser o novo treinador. Antonio Roque Citadini, que é o provável candidato da oposição, também tem preferência por Tite.
O presidente Mário Gobbi, que bancou a chegada de Mano no ano passado, deve se isentar na decisão.
Gobbi ficou ‘sozinho’ na escolha por Mano
Entre o fim de outubro e o começo de novembro do ano passado, virou consenso entre a diretoria de que Tite não deveria mais ser o treinador do Corinthians no ano seguinte. O problema foi que o nome do sucessor gerou discordância na cúpula.
O presidente Mário Gobbi Filho foi o único que bancou a volta de Mano Menezes, com quem havia trabalhado entre 2008 e 2010, como diretor de futebol. Gobbi bateu o pé e acertou a volta do treinador para este ano.
Os então diretores Roberto de Andrade, Duílio Monteiro Alves e o gerente de futebol Edu Gaspar queriam Oswaldo de Oliveira, que havia decidido deixar o Botafogo.
O presidente não se deixou influenciar e uma rusga foi criada, tanto que Roberto e Duílio deixaram os cargos e Ronaldo Ximenes, então secretário da presidência, virou o diretor.
O ex-presidente Andrés Sanchez, que dizia discordar da ideia de mandar Tite embora, havia manifestado a preferência por Abel Braga, que depois acertou com o Internacional.
Apesar de Corinthians e Mano negarem, sua volta já estava acertada verbalmente antes da saída de Tite. Em janeiro, ele foi apresentado.
SOMBRA – PARTE I
Saída do Flamengo
Em 19 de setembro de 2013, após três meses no cargo, Mano pede demissão do Flamengo, alegando que não conseguia fazer os jogadores entenderem suas ideias. Na época, Tite já enfrentava má fase no Timão e a sombra do antecessor cresceu.
Contatos imediatos
Já em outubro, iniciaram-se as conversas do presidente Gobbi com Mano. Os dois têm boa relação desde que Gobbi foi diretor e o técnico comandou o time, em 2008/2009. Gobbi quis garantir Mano em 2014 já que não renovaria o contrato de Mano.
Acordo fechado
Em 13 de novembro, a volta de Mano em 2014 foi acertada. O L!Net divulgou a informação, Tite foi chamado para conversar e sua saída depois do Brasileirão foi anunciada. Depois de quatro anos, Mano estava de volta ao Corinthians.
SOMBRA – PARTE II
Instabilidade
Após ser eliminado ainda na primeira fase do Paulistão, Mano não consegue fazer o Timão ter boa sequência de vitórias no Brasileiro e tem sido questionado. Enquanto isso, Tite ainda está desempregado e surge como opção no mercado.
Sonho
Tite sempre afirmou que não gostaria de ter saído do Timão, quando o clube decidiu trocá-lo por Mano. Seu objetivo de carreira era assumir a Seleção Brasileira, mas a CBF escolheu Dunga. Só outra seleção fica “à frente” do Corinthians na briga.
Candidatos
Tite já conversa com o provável candidato da situação, Roberto de Andrade, com quem tinha bom relacionamento no clube. Andrade quer tê-lo como o primeiro da lista caso vença as eleições. A oposição também tem bom apreço pelo técnico.
VEJA TAMBÉM
- VAI SAIR? Ángel Romero pode ter definido seu futuro pelo Corinthians
- DE SAÍDA? Yuri Alberto deve receber proposta da Inglaterra no fim da temporada
- É DO TIMÃO! Hugo Souza se emociona após ser comprado pelo Corinthians e se declara
29586 visitas - Fonte: LanceNet!
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas