Hoje multicampão, o Corinthians comemora em 2014 o centenário de sua primeira conquista: o título do Campeonato Paulista de 1914.
Foi no domingo do dia 8 de novembro daquele ano. O time protagonizado por Amílcar e Neco, primeiros ídolos do clube alvinegro, venceu o Campos Elyseos por 4 a 0 no Parque Antarctica, estádio comprado depois pelo arquirrival Palmeiras, e levantou a taça com uma rodada de antecedência.
Em entrevista ao LANCE!Net, o filho de Amílcar, seu Amílcar Barbuy Filho, analisou a importância de seu pai e daquele campeonato para a história do Corinthians.
– Meu pai foi um dos protagonistas do Corinthians. Logo que entrou no time já conquistou um título. No primeiro campeonato, em 1914, já participou e, se não me falha a memória, ganharam invictos – disse o orgulhoso Amílcar Filho.
E não. A memória do senhor de 89 anos de idade, filho daquele que entrou para a história do Timão como o primeiro grande capitão e técnico, não falhou.
O Corinthians, com dez vitórias em dez jogos, conquistou o Campeonato Paulista de 1914 de forma invicta. Tal feito viria a se repetir outras cinco vezes em meio aos 27 títulos estaduais que o clube tem em seus 104 anos de história. A mais recente delas, em 2009, com Ronaldo Fenômeno.
Mas engana-se quem pensa que o passar das décadas tem relação direta e necessária com evolução em campo. Nas palavras de Amílcar Filho, o futebol vem a cada ano perdendo mais sua identidade.
– Naquele tempo os jogadores ficavam nos clubes. Eles jogavam por amor ao clube. Hoje duvido que eles tenham amor ao time. Muito jogador é corintiano e está jogando fora. É o mercado – lamentou.
Para sorte dos “Amílcares”, o primeiro campeão dos campeões estará eternamente no coração de cada um dos torcedores do Timão.

Jogadores do Corinthians posam após a conquista do título paulista de 1914
PAULISTÃO DE 1914
Chamado na época de Campeonato da Liga Paulista, e edição de 1914 foi disputada em pontos corridos e contou com sete clubes. Pela primeira vez um time do interior do estado participou: o Hydecroft Foot-Ball Club, de Jundiaí. Outra curiosidade: o Germânia e o próprio Hydecroft abandonaram a competição após perderem para o Corinthians.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 4 X 0 CAMPOS ELYSEOS
CORINTHIANS: Aristides, Fúlvio e Casemiro González; Police, Bianco e César Nunes, Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco.
Gols: Apparício, Neco, Police e Peres
Local: Parque Antárctica, em São Paulo (SP)
Data: 8 de novembro de 1914
Competição: Campeonato Paulista
BATE-BOLA COM AMÍLCAR BARDUY FILHO
Qual a importância do seu pai para a história do Corinthians?
O Amílcar foi para o Corinthians em 1912. Na realidade ele é quem montou a estrutura inicial do Corinthians, porque ele acabou trazendo do Botafogo antigo alguns jogadores. Entre eles, o Neco.
Como era seu pai fora de campo? Quais suas lembranças?
Ele era exatamente o que era dentro do campo. Era muito calmo, muito amigo, inclusive você vê pelas amizades dele, pela receptividade. Ele era uma pessoa formidável.
Qual o maior causo de seu pai como jogador de futebol?
Foi em 1927. No Rio de Janeiro, o juiz começou a roubar os paulistas e meu pai parou o jogo. O presidente Washington Luís estava assistindo e mandou avisarem meu pai para o jogo continuar.
Então meu pai disse: ‘Avisa Vossa Excelência que ele manda no Brasil inteiro, mas aqui no campo quem manda sou eu’.

Amílcar Barduy Filho