12/9/2014 11:34

II Concurso Chute Inicial: Confira a correção da prova teórica

II Concurso Chute Inicial: Confira a correção da prova teórica
Confira a correção da prova teórica do II Concurso Chute Inicial:



1. Faça uma breve descrição das características maturacionais de meninos entre 5 e 13 anos de idade e, em seguida, estabeleça o foco do treinamento em cada faixa etária.

Características Maturacionais:

Sistema nervoso central - se desenvolve muito rápido. Até os 10 anos idade está quase que totalmente maturado.

- Sistema metabólico – os sistemas aeróbio e anaeróbio aláctico, em termos relativos, são semelhantes aos de adultos. O sistema anaeróbio láctico ainda não está desenvolvido como o de adultos.

- Sistema Endócrino (testosterona) – a produção de testosterona é pequena em crianças e começa aumentar substancialmente a partir da adolescência.

Foco do treinamento e suas faixas etárias:

Devido ao rápido amadurecimento do sistema nervoso central, o foco do treinamento nessas faixas etárias são as habilidades motoras básicas (simples e combinadas) e as capacidades coordenativas. O desenvolvimento e aprimoramento da técnica também deve ser prioridade nessa faixa etária, mas de acordo com as possibilidades motoras de cada aluno.

Mesmo que o metabolismo aeróbio e o anaeróbio aláctico estejam desenvolvidos, durante a infância, as capacidades físicas devem ser trabalhadas indiretamente por meio do treino técnico e tático. A partir da adolescência as capacidades físicas começam a ser desenvolvidas diretamente.

A flexibilidade é a única capacidade física que deve ser trabalhada nessa faixa etária, devido ao enrijecimento dos tendões e ao encurtamento muscular, advindo do treinamento.

Silva. Luiz Roberto Rigolin, 2010. Desempenho Esportivo: Treinamento com criança e adolescente.



2. Quais os estágios de aprendizagem motora? Defina-os e em seguida, explique a relação entre os estágios de aprendizagem motora e a idade cronológica de crianças e adolescentes.

Cognitivo

- o aluno apresenta rigidez no movimento;

- os erros não têm um padrão (não se repetem);

- o aluno precisa pensar muito para executar a habilidade;

- a intervenção do professor nesse estágio é imprescindível.

Associativo

- o aluno começa a entender o motivo do erro, mas ainda tem dificuldade para acertar;

- o aluno precisa pensar um pouco menos para fazer;

- a intervenção do professor ainda se faz necessária, pois a habilidade está em fase de refinamento.

Autônomo

- já executa a habilidade de maneira automática, de forma correta ou não, sem pensar;

- a intervenção do professor ainda pode acontecer, mas agora apenas para ajustes finos da habilidade.

As pessoas podem aprender novas habilidades em qualquer etapa da vida. Isto dependerá das experiências anteriores e do nível de complexidade da habilidade motora.

Exemplo 1: Correr – habilidade motora sem grau de complexidade, que crianças, adolescentes e adultos conseguem aprender com facilidade.

Exemplo 2: Voleio no futebol – habilidade motora com grande grau de complexidade, que exige um bom acervo motor para a aprendizagem. Crianças, adolescentes e adultos sem experiências motoras satisfatórias no passado, teriam dificuldade em aprender.

Silva. Luiz Roberto Rigolin, 2010. Desempenho Esportivo: Treinamento com criança e adolescente.



3. Como você elaboraria o treino técnico de crianças e de adolescentes que não têm habilidade motora, que não sabem jogar? Dê ao menos três exemplos.

O treino técnico deve ser elaborado de forma simples, para que crianças e adolescentes consigam realizar. Essa condição deve ser atendida tanto em treinos analíticos como nos globais.

Exemplo 1: Treino de Passe: em distâncias curtas, uma dupla troca passes rasteiros, parando a bola com as mãos antes de passá-la.

Exemplo 2: Condução de bola: em uma única direção, os alunos devem conduzir a bola em linha reta, em baixa velocidade, até a outra marca.

Exemplo 3: Jogos dos passes: Bobinho 4x1. E um espaço de médio, o objetivo dos jogadores das pontas (4) é de trocar passes e o do jogador que está no meio (1) é de roubar a bola. Cada vez que a bola está com o jogador da ponta, ele pode dar até 3 toques na bola para passá-la para o outro. Quando o jogador do meio rouba a bola, o jogador da ponta que errou o passe ou perdeu a bola vai para o meio.

Freire, João Batista, 2011. Pedagogia do Futebol.

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4. Em termos de cognição para o futebol, explique a diferença entre conhecimento declarativo e tomada de decisão. Como estimular o desenvolvimento da cognição de alunos de escolas de futebol, para que haja autonomia nas tomadas de decisão durante os jogos? De ao menos três exemplos?

Conhecimento declarativo – É o conhecimento que o aluno declara do jogo (tático) fora da situação de treino ou de jogo.

Tomada de decisão – São as decisões tomadas durante o treino ou jogo, com e sem a bola.

Sobre o estímulo da cognição é necessário elaborar treinos em que o aluno aprenda a tomar decisões em situações problema.

Exemplo 1: Jogo reduzido: 3 contra 3 com possibilidade de fazer o gol em 4 traves (4 Golzinhos). As traves dispostas uma em cada lateral e uma em cada linha de fundo.

Exemplo 2: Jogo reduzido: 4 x 4 em um espaço de 15m x 15m. A equipe que trocar 8 passes sem a perda da posse de bola marca 1 (um) ponto. Porém, a bola não pode ser devolvida para o mesmo jogador que executou o passe.

Exemplo 3: Jogo reduzido: 3 contra 2 + Goleiro, em uma trave somente. O time que está atacando tem no máximo 15 segundos para finalizar ao gol.

Greco. Pablo Juan, 2003. Ensino aprendizagem treinamento dos jogos esportivos coletivos: iniciação esportiva universal uma escola da bola.



5. Como você organizaria taticamente sua equipe Sub 9 em uma escola de futebol? Leve em consideração:

a) A modalidade de jogo (exemplos: 3 contra 3 – 4 contra 4 – 11 contra 11)

b) O sistema de jogo (exemplos: 2x1 – 2x2 – 4x4x2 – 4x5x1 etc.)

c) O modelo de jogo (posse de bola – verticalizado – ligação direta etc.)



Em uma equipe sub 09 o foco principal do treinamento deveria ser a técnica. A tática deveria ser desenvolvida paulatinamente, de acordo com o nível de compreensão tática e habilidade dos alunos. Assim sendo, segue abaixo alguns exemplos levando-se em consideração essas limitações.

A. Modalidade de jogo: 5x5 (incluindo goleiro) - é muito importante para o seu desenvolvimento, que as crianças tenham muito contato com a bola nessa faixa etária. Se colocarmos 11x11, 9x9, muitos não conseguirão participar do jogo. O espaço ideal para essa prática seria o de uma quadra de futsal ou espaços reduzidos, para que não haja grande demanda física para as crianças.

B. Sistema de jogo: 2 x 2 e 1x2x1 - A primeira opção permite você colocar duelos individuais no jogo, tanto ofensiva, quanto defensivamente. A segunda opção exige que o aluno crie movimentações ofensivas e defensivas e um maior senso das ações coletivas do jogo.

C. Modelo de jogo – posse de bola - O modelo posse de bola é o que mais auxilia na formação do aluno, pois exige muita técnica e entendimento de jogo. Porém, se levarmos em consideração a faixa etária, não podemos ter grandes expectativas. No modelo de ligação direta, basta ter na equipe um jogador que consiga chutar forte, mas esse modelo não auxilia na formação tática do aluno. É uma opção apenas para vencer jogos.

Freire, João Batista, 2011. Pedagogia do Futebol.


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