3/9/2014 17:25

Corinthians diz não se preocupar com abertura de inquérito no caso Petros

Advogado afirma que espera notificação do STJD para se pronunciar e apresentar defesa. Departamento jurídico diz que clube cumpriu todas as etapas na inscrição do meia

Corinthians diz não se preocupar com abertura de inquérito no caso Petros
Petros, em um dos jogos depois da renovação de contrato (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)

O Corinthians ainda não foi notificado pela Procuradoria Geral do STJD para se pronunciar a respeito do caso Petros. Nesta quarta-feira, foi aberto um inquérito para averiguar uma suposta irregularidade no registro do meia corintiano.

– Vamos esperar chegar a notificação e analisar o caso para apresentarmos as nossas provas. Reitero que Petros e qualquer outro jogador do Corinthians atuam regularmente – afirmou o advogado do clube Luis Alberto Bussab.

O imbróglio começou porque a entrada de Petros no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF ocorreu em 1º de agosto, sexta-feira, dia em que também aconteceram a rescisão do vínculo de empréstimo do jogador com o Corinthians e do contrato definitivo com o Sev-Hortolândia. O problema é que o novo acordo com o Timão só começou a valer no dia seguinte, em 2 de agosto, sábado, como está no sistema da Federação Paulista de Futebol (FPF), dia no qual não ocorrem atualizações do BID, nem registros nas federações estaduais.

Assim, o registro de Petros no BID de 1º de agosto pode não ter validade e o jogador estar atuando de forma irregular desde então – foram cinco jogos pelo Brasileirão e dois pela Copa do Brasil.
Se o inquérito indicar que houve irregularidade, o Corinthians, a FPF, que aceitou os documentos e registrou Petros, e a CBF, que recebeu a documentação e publicou no BID serão denunciados pela procuradoria do STJD.

LANCE! EXPLICA - O que pode acontecer agora?

Se a escalação irregular ficar comprovada no STJD, três lados da história podem se dar mal em um possível processo: Corinthians, Federação Paulista e CBF.

Federação Paulista

Uma culpa única da entidade pode salvar o clube, caso a procuradoria decida inclui-la no processo. Com a FPF pagando a conta sozinha, a entidade seria multada, segundo o artigo 191 do CBJD.

CBF

Como o caso também envolve a CBF, é possível que a procuradoria, caso o processo avance, também a denuncie, enquadrando-a no artigo 191. Também há risco de multa.

Corinthians

Se o Corinthians for considerado responsável, perderá 21 pontos, contabilizados os jogos até o momento, além de ser excluído da Copa do Brasil (o meia foi usado contra o Bahia, na terceira fase da competição).

O Tribunal pode ter esse entendimento por considerar, como já ficou claro em diversos casos de escalação irregular, que o clube é o único responsável pelo jogador que coloca em campo. A decisão pode gerar reflexo até na Copa Sul-Americana. Com a exclusão do Timão, o Bahia voltaria às oitavas da Copa do Brasil para enfrentar o Bragantino e haveria um novo adversário na disputa continental para o Internacional: a Chapecoense, que foi 2º lugar na Série B-2013 e, segundo os critérios da CBF para entrada na Sul-Americana, é o primeiro time na fila de espera, deixando para trás até os quatro rebaixados da Série A em 2013.


VEJA TAMBÉM
- PODEM JOGAR! Corinthians inscreve reforços para a Sul-Americana; Centroavante fica de fora
- VAI VOLTAR? Lateral esquerdo avança em recuperação
- ROTINA INTENSA! Memphis se prepara para estrear pelo Corinthians









4086 visitas - Fonte: Lance!NET

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Ter - 21:30 - Governador Plácido Aderaldo Castelo -
X
Fortaleza EC
Corinthians

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Nilton Santos
2 X 1
Botafogo
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade