Paolo Guerrero, do Corinthians, é o jogador com mais faltas no Brasileirão (Foto: Getty Images)
A obrigação de marcar sugere que zagueiros, volantes e laterais são os mais sujeitos a fazer faltas, certo? Em tese, sim. Na prática, a realidade do Campeonato Brasileiro em 2014 é outra. O atleta que mais cometeu infrações na competição deste ano até o fim da 17ª rodada foi um atacante: Paolo Guerrero, do Corinthians. O peruano foi contratado para marcar gols, anotou seis na competição, e o recorde que ele obteve foi outro: fez 55 faltas recebeu quatro cartões amarelos e um vermelho.
Com 16 jogos no campeonato (suspenso, não disputou a 13ª rodada), o centroavante do Timão tem uma média de 3,43 infrações por partida, sendo a maioria quando era referência no ataque e com a posse de bola pertencente ao Corinthians. Para se ter uma ideia, Guerrero é o segundo atleta com mais faltas em um único jogo (Corinthians x Internacional, na décima rodada), com nove, atrás apenas de Victor Cáceres, do Flamengo, com dez (no clássico contra o Botafogo, na 12ª rodada).
Aliás, vale ressaltar que na lista dos cinco mais faltosos, três são atacantes. Além do corintiano, Henrique, do Palmeiras, e Neto Baiano, do Sport, são terceiro e quarto com 44 e 41 faltas, respectivamente. Completando o ranking, João Vitor, volante do Criciúma, aparece em segundo, com 53 infrações; Sueliton, lateral-direito do Atlético-PR, é o quinto, com 40.
Curiosamente, do total de vezes em que Guerrero ouviu o apito do juiz, dez delas foram ao colocar a mão na bola. Chama também a atenção o número de vezes em que Guerrero empurrou ou puxou adversários, apelando 28 vezes para o antijogo. O que pode se observar é que o contato faz parte de seu estilo de jogo.
Curiosamente, 38% de todas as infrações foram cometidas antes da metade do primeiro tempo. Para um entendimento completo da "mania" de Guerrero, foi feito um infográfico com as estatísticas do jogador que lidera um ranking sem muito glamour.
http://s2.glbimg.com/rdH5XDwCwFUVchOdrQ1u38qYAw8=/0x0:690x1106/690x1106/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/08/29/guerrero.jpg