29/8/2014 10:15
Corinthians 104 anos: Década de 1990 - As primeiras conquistas nacionais
Marcelinho comandou o time bicampeão brasileiro em 1998 e 99
Apesar de sempre ter sido um gigante do futebol brasileiro, até a década de 1990, o Sport Club Corinthians Paulista ainda não havia conquistado um campeonato nacional de expressão, apesar de vencer muitos títulos regionais. Os anos 90 chegaram para, de uma vez por todas, mudar essa história. Através da raça e dedicação, o sonho do título Brasileiro se concretizava.
Após boa campanha no primeiro turno, o Alvinegro chega à disputa das quartas de final. A partir de então entra em cena um mito: O craque Neto. No duelo contra o Atlético-MG, o Corinthians saiu atrás no Pacaembu, mas graças a dois gols do camisa 10, conseguiu a virada, e encaminhou a classificação. No jogo da volta, em Minas, o placar não saiu do 0 a 0 e a vaga na semifinal estava garantida, diante do Bahia, campeão Brasileiro dois anos antes. Parece que foi uma reprise das quartas de final. No primeiro jogo, em São Paulo, virada com gol de Neto. Em Salvador, 0 a 0. O Corinthians estava na grande final do Campeonato Brasileiro depois de 14 anos.
O Alvinegro do Parque São Jorge chegava a final em busca de um título inédito, diante de um de seus maiores rivais: o São Paulo. O time do Morumbi jogava por dois empates para conquistar o título, mas não seria fácil bater o belo time armado por Nelsinho Baptista. O Timão venceu a primeira partida por 1 a 0 com um gol de Wilson Mano, depois de belo cruzamento de Neto. O segundo jogo, com mais de 100 mil pessoas no Morumbi, terminou com o mesmo placar do primeiro jogo, graças ao gol de carrinho do talismã, Tupãzinho. O gol foi reflexo da equipe guerreira, que tinha a cara do clube e assim, finalmente o Timão conquista o tão sonhado Campeonato Brasileiro.
Após a conquista do Brasileirão, o Alvinegro tomou gosto por títulos nacionais. Cinco anos depois, diante do Grêmio no Olímpico, ganhou pela primeira vez, e de maneira invicta, a Copa do Brasil, revelando um de seus maiores ídolos e colecionador de títulos pelo Timão: Marcelinho Carioca. O time ainda tinha Viola, o goleiro-ídolo Ronaldo, além de Zé Elias, Marques e Sylvinho, hoje auxiliar técnico de Mano Menezes.
Nos anos de 1998 e 1999, o Corinthians teve o time considerado por muitos o melhor da história do clube, e conquista dois brasileiros seguidos. Em 1998 sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e no ano seguinte com o treinador Oswaldo de Oliveira, diante de Cruzeiro e Atlético-MG respectivamente. O esquadrão corinthiano contava com Dida, Gamarra, Vampeta, Rincón, Marcelinho, Edilson, Luizão, entre outros grandes craques.
Além de todos os títulos já mencionados, na década de 90 o Timão manteve sua tradição de maior vencedor do Campeonato Paulista. Ganhou o estadual nos anos de 1995 contra o Palmeiras, 1997 contra o São Paulo e 1999 novamente contra o arquirrival Palmeiras.
VEJA TAMBÉM
- VENCE O CORINTHIANS! Com gols de Romero e André Ramalho, Corinthians reverte situação e está nas semifinais da Copa do Brasil pela terceira vez consecutiva
- ATUAÇÃO DUVIDOSA! Juiz Wagner Magalhães é criticado por jornalistas em jogo entre Corinthians e Juventude; Veja
- GOOOOOOOOOOOL DO CORINTHIANS! GARRO CHUTA, GOLEIRO FALHA E BOTA O CORINTHIANS NA FRENTE NOVAMENTE! 2 A 1 CORINTHIANS! TUDO IGUAL NO AGREGADO
8625 visitas - Fonte: Site Oficial do Corint
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas