21/8/2014 11:03

Corinthians 104 anos: Década de 10 - Da fundação ao primeiro estádio

Imagem dos campeões paulistas em 1914

Corinthians 104 anos: Década de 10 - Da fundação ao primeiro estádio
Sob a luz de um lampião, oito operários – Antônio Pereira, Anselmo Corrêa, Raphael Perrone, Joaquim Ambrósio, Carlos Silva, Miguel Battaglia, Carlos Silva e Alexandre Magnani - se juntam fazem mais uma de suas reuniões, nas quais abordam diversos assuntos, de direitos trabalhistas à igualdade social, mas também projetam a realização de um sonho: fundar um clube de futebol.

Inspirado pela presença do Corinthian Footbal Club, time que recebeu da rainha da Inglaterra a alcunha de “embaixador do esporte bretão”, os amigos oficializam a criação do mais novo clube de várzea da cidade no dia 1º de setembro de 1910. Com o nome escolhido, homenageando o clube inglês, o próximo passo era definir um presidente. Eleito por votação, Miguel Battaglia seria o primeiro homem a comandar o Corinthians e já daria ao Timão a característica que ostenta até hoje: “O Corinthians vai ser o Time do Povo, e é o povo quem vai fazer o time”, declarou.

A primeira vitória do Corinthians viria na segunda vez que o clube entrou em campo. Após a derrota por 1 a 0 para o União da Lapa, o Timão bateu o Estrela Polar por 2 a 0, com gols de Luis Fabi e Jorge Campbell no Campo da Rua dos Imigrantes, no histórico dia 14 de setembro.

O ano de 1913 marcou uma mudança, não somente no Corinthians, mas no futebol brasileiro. Em março, o Corinthians participa de um triangular diante do Minas Gerais e o São Paulo do Bixiga. Com duas vitórias, o Timão garantiu o direito de ingressar na poderosa Liga Paulista de Futebol. O que antes era um esporte das classes mais altas, passou a ter no Corinthians a representação do povo.

Os anos se passavam e os ídolos se consolidavam, as glórias surgiam e então veio o primeiro título do futebol. De forma invicta, o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista de 1914. Com dez vitórias em dez jogos, o Timão teve também o artilheiro da competição, o mesmo jogador que viria a ser o primeiro ídolo alvinegro, o ponta-esquerda Neco. O título invicto se repetiria em 1916, passando a assombrar os maiores times da cidade e encantar a população.

Se em 2014 o Timão inaugurou a moderna Arena Corinthians, em 1918 o clube apresentou o a sua primeira casa oficial: o Estádio da Ponte Grande, local onde o Alvinegro fez 102 jogos, e venceu 80 vezes. Com capacidade para 10 mil pessoas, o estádio foi construído com árduo trabalho de diretores, associados e até mesmo jogadores. O primeiro duelo, não poderia ser diferente, o Palestra Itália, clube que viria a se tornar um dos maiores rivais do Corinthians.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









6360 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade