Torcida segue Timão em peso no Facebook
O Corinthians atingiu na última segunda-feira a marca de nove milhões de seguidores no Facebook. Com tal número, o Timão segue como líder na quantidade de torcedores na rede social entre todos os clubes de futebol das Américas, condição adquirida há mais de um ano.
A novidade desta vez, no entanto, diz respeito ao crescimento vertiginoso do Corinthians no Facebook se comparado com o início deste ano. Os cinco milhões de fãs registrados no último mês de janeiro passaram por um aumento de 80%, marca superior à de grandes clubes europeus.
Barcelona, Real Madrid e Manchester United, líderes em número bruto de seguidores na rede social, por exemplo, tiveram crescimento de 43%, 45%, 42%, respectivamente. O Corinthians, 15º clube do mundo com mais fãs no Facebook, teve aumento inferior a apenas duas agremiações mais "populares" virtualmente.
Paris Saint-Germain e Manchester City registraram crescimento de 103% e 87%. Vale lembrar que estas últimas equipes foram campeãs em suas ligas nacionais no último semestre, enquanto o Timão "angariou" seus torcedores sem conquistar qualquer título.
MUDANÇA DE PENSAMENTO
Para atingir o vertiginoso crescimento de 80% em pouco mais de sete meses, o Corinthians alterou seus objetivos com a página no Facebook. Anteriormente, os planos do clube eram de direcionar o torcedor, por meio da rede social, para o site oficial da agremiação. Segundo o atual "social media" do Timão, Guilherme Prado, houve uma valorização da "plataforma Facebook".
– Deixamos de ser um direcionador de tráfego. O Corinthians não é um site. O Corinthians é uma marca, um símbolo, uma paixão. Então não tem sentido eu usar a plataforma para direcionar, sendo que eu não sou um site – explicou o responsável pela publicações alvinegras no Facebook.
Atualmente um diferencial da página do Timão na rede social é a interação com parte de seus seguidores. Quase todos os dias o clube reproduz em sua linha do tempo fotos enviadas pelos próprios seguidores. Ademais, dedica-se mais atenção à imagem do que ao texto, fator considerado positivo em termos de visibilidade para o Facebook.
– Nosso primeiro processo foi esse. De se estabelecer dentro da plataforma. Fizemos estudos com o próprio Facebook sobre tipos de linguagem, horário de publicações, quantidade diária de publicações e criamos alguns outros parâmetros que nos baseiam, como participações e conteúdo colaborativo. O torcedor se identifica ali. O Corinthians faz um bom jogo, o torcedor manda a foto e a foto dele aparece ali – comentou Prado.
Líder das Américas e, consequentemente, do Brasil em número de fãs no Facebook, o Corinthians é seguido de perto por Flamengo e Boca Juniors. O número de seguidores do clube carioca é de 8,6 milhões, enquanto do argentino, 5,9 milhões.
CONFIRA ABAIXO O RANKING DOS 15 CLUBES DE FUTEBOL COM MAIS TORCEDORES NO FACEBOOK
CLUBES - NÚMERO DE FÃS NO FACEBOOK (EM MILHÕES) - CRESCIMENTO EM 2014
1) Barcelona - 72,1 - 43%
2) Real Madrid - 68,9 - 45%
3) Manchester united 55,0 - 42%
4) Chelsea 34,0 - 62%
5) Arsenal 27,5 - 51%
6) Milan 22,2 - 17%
7) Liverpool - 21,9 - 54%
8) Bayern de Munique - 19,1 - 72%
9) Manchester City - 14,8 - 87%
10) Juventus 13,3 - 48%
11) Paris Saint-Germain - 12,4 - 103%
12) Galatasaray - 12,1 - 31%
13) Borussia Dortumund - 9,9 - 57%
14) Fenerbahçe 9,4 - 34%
15) Corinthians 9,0 - 80%