A situação na tabela é completamente distinta, mas o embalo é o mesmo: na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro há nove rodadas, o Coritiba busca inspiração nas vitórias sobre Grêmio e Paysandu, na última semana, para encarar o vice-líder Corinthians neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Couto Pereira.
O Timão vem de vitória no clássico contra o Palmeiras e mantém um ótimo retrospecto como visitante: é o único entre os 20 clubes do torneio que ainda não perdeu nesta condição.
O Coxa vive um cenário incômodo na competição nacional: desde a derrota para o São Paulo, na quarta rodada, a equipe paranaense oscila entre a 17ª colocação e a lanterna.
Nem mesmo o Couto Pereira, uma das principais forças da equipe nas últimas temporadas, vem ajudando: até aqui, o Coritiba venceu uma única vez no seu estádio nas cinco partidas ali disputadas pelo Brasileiro.
O triunfo por 3 a 2 sobre o Grêmio em Porto Alegre, há uma semana, reacendeu o ânimo dos paranaenses. Na última quinta, pela Copa do Brasil, o Coxa ampliou o otimismo ao bater o Paysandu por 2 a 0.
Já o Corinthians chega à partida com o status de visitante incômodo. Segundo colocado do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos, o Timão ainda não perdeu jogando fora de casa no torneio. Após bater o arquirrival Palmeiras no último domingo, a equipe de Mano Menezes teve toda a semana somente para treinar e se preparar para o duelo com o Coxa – primeiro de uma série de três jogos longe da Fiel nesta semana que se inicia.
A TV Globo transmite a partida para os estados de SP, PR (menos Curitiba), GO, TO, MS, MT, SC (Chapecó), e PE. O PremiereFC exibe para todo o Brasil. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 15h.
Coritiba: Roth deve promover o retorno dos quatro atletas poupados pela Copa do Brasil – o meia Alex (que atuou apenas no segundo tempo), o volante Germano e os zagueiros Luccas Claro e Welinton. Porém, após a bela atuação de Hélder na última quinta, existe a possibilidade do volante substituir Germano no meio campo. Assim, a provável formação do time alviverde conta com Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Hélder (Germano), Robinho, Dudu e Alex; Zé Love.
Corinthians: sem Guerrero, principal referência no setor ofensivo, Mano Menezes procurou não alterar o esquema tático da equipe, e escalou Romarinho no lugar do peruano. Como o camisa 9 é o único desfalque alvinegro para esta rodada, o Timão deve começar o jogo em Curitiba com a seguinte escalação: Cássio; Fagner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jadson; Romarinho e Ángel Romero.
Coritiba: ninguém.
Corinthians: Paolo Guerrero (suspenso pelo terceiro cartão amarelo e com um edema na coxa esquerda).
Coritiba: Chico, Gil, Julio Cesar Luccas Claro, Norberto e Zé Eduardo.
Corinthians: Cléber, Petros e Romarinho.