26/7/2014 08:37

Separados no nascimento: lendas e fatos da ligação entre Verdão e Timão

Ao contrário de Flamengo e Fluminense, rivais paulistas não nasceram da costela do outro, mas estão ligados pelas trajetórias de jogadores e dirigentes em comum

Separados no nascimento: lendas e fatos da ligação entre Verdão e Timão
No primeiro jogo da história do Palestra Italia, contra o Savoia, em 1915, cinco dos jogadores foram emprestados pelo Corinthians (Foto: Acervo Histórico Sociedade Esportiva Palmeiras)


O Palmeiras nasceu de uma dissidência do Corinthians". A frase, repetida e reescrita várias vezes, não passa de uma lenda - e não uma verdade. É o que garantem os historiadores dos dois clubes.

Os rivais do clássico deste domingo, às 16h, na Arena Corinthians, palco pela primeira vez do Dérbi paulista, têm uma forte ligação, quase centenária. Mas a origem de um não partiu da costela do outro, como ocorreu com Flamengo e Fluminense, por exemplo.

- O Corinthians agregava todas as colônias. Quando o Palestra nasce, muitos ex-corintianos italianos se tornaram palestrinos, porque não havia uma que os representasse. É diferente de Flamengo e Fluminense, por exemplo, em que o Flamengo teve a sua seção de futebol criada por ex-jogadores do Fluminense. Isso sim é uma dissidência. O Palestra, não - explica Celso Unzelte, historiador do Corinthians e autor de almanaques sobre a história de Timão e Verdão.


Entre os fundadores do Palestra Itália, nenhum corintiano... (Foto: Acervo Histórico Sociedade Esportiva Palmeiras)


Fernando Galuppo e Jota Christianini, historiadores ligados ao Palmeiras, corroboram o depoimento de Unzelte. Eles se baseiam muito no relato de Etelvina Cervo, filha de Luigi Cervo, um dos quatro fundadores do Palestra - os outros foram Luigi Marzo, Vicente Ragognetti e Ezequiel Simone. Nenhum teve ligação anterior ou posterior com o Corinthians. Em 2009, em entrevista à equipe do acervo histórico do Verdão, Etelvina explicou:

- Decidiram fundar o Palestra Italia, pois não havia um grande clube de colônia italiana em São Paulo na época. O Palestra nasceu na Matarazzo, fruto de uma iniciativa de parte de seus funcionários. Não tem nada a ver essa história de que o Palestra é dissidência do Corinthians. Não sei de onde tiraram isso.

Apesar de a dissidência ser uma lenda, alguns pontos unem os rivais desde o início das respectivas trajetórias, passando por um dos fundadores e chegando aos autores dos primeiros gols - tanto do Palestra como do Palmeiras, nome que o clube passou a adotar em 1942, por conta da pressão sobre os italianos no Brasil, em virtude da II Guerra Mundial.

MEZZO ALVINEGRO, MEZZO PALESTRINO

Raphael Perrone, um dos operários responsáveis por fundar o Timão, em 1º de setembro de 1910, virou sócio e até diretor do Palestra Italia nos anos 30. Ou seja, mais de 15 anos depois da fundação do clube alviverde, criado em 26 de agosto de 1914. Seu irmão, Giuseppe Perrone, chegou até a presidir os palestrinos nos anos 20.

- Era comum haver sócios de diversos clubes até os anos 70. Naquela época, os diretores eram esportistas. Se tirarmos o contexto histórico, parece algo fora do comum, mas houve diretores do Palmeiras, por exemplo, que presidiram outros clubes e participaram da diretoria do Atlético-PR - conta Fernando Galuppo.

Jota Christianini também lembra que houve fundadores do Palestra participantes na criação do Juventus, clube fundado por italianos no outro lado da cidade de São Paulo, na zona leste.

GOLS CORINTIANOS... PELO PALESTRA

Dentro de campo, os rivais sempre estiveram ligados. Tanto que a primeira formação do time do Palestra Italia (Nota da Redação: a grafia sem acento é baseada na língua nativa, diferente de quando se escreve o nome do país em português) tinha cinco jogadores emprestados do Corinthians. Fúlvio, Police, Bianco, Américo e Amílcar participaram da vitória por 2 a 0 sobre o Savoia, em Sorocaba, no dia 24 de janeiro de 1915. Bianco, inclusive, fez o primeiro gol da história do Palestra, depois de ter sido campeão paulista com o Timão em 1914, e marcou época no clube.

Vale ressaltar, porém, que ter atletas emprestados de diferentes equipes era praxe na época. Tanto que o Palestra também reuniu jogadores voluntários de raízes italianas de times como Paulistano, Internacional, Lusitano, Ruggerone e Campos Elyseos, entre outros, além do próprio Corinthians.

Do outro lado, o italiano Luigi Salvatore Fabbi, o Luiz Fabi, também é pivô de outra ligação quase umbilical entre os rivais. Autor do primeiro gol da história do Corinthians, na vitória por 2 a 0 sobre o Estrela Polar, em 14 de setembro de 1910, ele foi em 1915 para o Palestra Italia, onde seu irmão Matturo atuava.


ÍDOLO CORINTIANO NA HISTÓRIA ALVIVERDE

Ainda que não tenha havido dissidentes nas respectivas fundações, Corinthians e Palmeiras estão ligados desde antes de a rivalidade existir.

O que começou entre Palestra Italia e Corinthians seguiu forte quando o Verdão virou Palmeiras. Após a mudança de nome, em setembro de 1942, em virtude da Segunda Guerra Mundial, a equipe teve o São Paulo como primeiro adversário. A vitória por 3 a 1, no dia 20 de setembro de 1942, teve Cláudio Christovam de Pinho como autor do primeiro gol do novo Palmeiras.

O detalhe é que o "Gerente", apelido do ex-jogador revelado pelo Santos, depois se tornou o maior artilheiro da história do Corinthians. Foram 305 gols em 549 jogos, números conquistados nas campanhas de diversos títulos alvinegros do antigo ponta-direita.

Como se não bastasse tudo isso, ele também foi o maior artilheiro do Dérbi, com 21 gols, além de ter atuado pelos quatro grandes clubes de São Paulo.

Até 26 de agosto, data do centenário do Palmeiras, o GloboEsporte.com publicará uma matéria por dia contando a história do clube que nasceu dos italianos e hoje é um dos maiores do Brasil e do mundo.





VEJA TAMBÉM
- Criciúma x Corinthians: Onde assistir e prováveis escalações
- REENCONTRO HISTÓRICO! Bolasie e Depay se encontram em campo após três anos na Premier League
- VEM OU NÃO VEM? Destaque do Vasco é sondado pelo Corinthians









19185 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade