A goleada por 7 a 1 imposta pela Alemanha sobre o Brasil na semifinal da última Copa do Mundo ainda dão o que falar. Para o técnico Mano Menezes, que treinou a Seleção de 2010 a 2012, um dos primeiros passos para iniciar uma reformulação no futebol nacional é que a farra da demissão de técnicos chegue ao fim. E o treinador do Corinthians usa o exemplo de Ney Franco para mostrar que a situação está insustentável
– A primeira coisa para cobrar é uma postura mais corajosa. Temos que acabar com a farra de demissão e troca de técnico. Porque isso atrapalha muito e tira a segurança de propor algo novo e diferente. Nós sempre vamos cair na mesmice da segurança e da autoproteção. Estamos vendo técnicos sendo demitidos com sete jogos. E técnicos renomados como o Ney, campeão sul-americano, Copa do Brasil, Série B, Mundial Sub-20.
Não se pode discutir a capacidade dele e não se pode demitir com sete rodadas. É um desrespeito ao profissional. E certamente não está sob ele todas as dificuldades que têm o Flamengo – afirmou Mano.
Ney Franco foi demitido do Flamengo após apenas sete jogos
Para o comandante alvinegro, é preciso fazer com que os clubes brasileiros percam a cultura imediatista, de trocar de treinador a cada resultado ruim. Segundo Mano, isso só acontecerá se houver uma regulamentação.
– Vamos regulamentar isso, dizer que um técnico não pode treinar duas equipes dentro de um mesmo Campeonato Brasileiro. Aí já vamos fazer com que as equipes pensem mais, planejem mais um pouquinho.
Você vai dar segurança aos profissionais e também exigir mais deles, para que eles tenham esse compromisso com o futebol, que é o que nós queremos para o futebol brasileiro.