A Lista é extensa: Alex Escobar, Jérôme Valcke, Johan Cruyff, Ricardo Teixeira, Ronaldinho, Vanderlei Luxemburgo e até o ex-presidente Lula. Todos eles têm algo em em comum: envolveram-se em polêmicas por causa do técnico Dunga durante a passagem dele pela Seleção Brasileira. Sempre com personalidade forte, o gaúcho reassumiu a equipe nacional nesta terça-feira e gera lembranças desses problemas do passado.
A maioria das polêmicas aconteceu publicamente, por meia da imprensa. Alguém criticava ou discordava de Dunga e prontamente o técnico rebatia, sem qualquer filtro. É uma coragem pouco vista no futebol de hoje, então chama atenção do mundo inteiro, inclusive astros e dirigentes internacionais.
As polêmicas de Dunga também aconteceram por causa de convocações. Desde 2006, em que começou a chamar jogadores questionáveis, até 2010, quando deixou de levar jogadores populares para a Copa do Mundo na África do Sul.
Na maioria dos casos, os problemas não tiveram consequências graves. Foram apenas palavras ao vento e superadas posteriormente. Ele chegou a pedir desculpas. Mas nem tudo será esquecido, ainda mais agora, que Dunga está em evidência máxima novamente.
Lembre nove polêmicas de Dunga durante a passagem dele pela Seleção Brasileira:
Convocações exóticas
Outra lista extensa: Ilsinho, Alex Silva, Gladstone, Dudu Cearense, Fabio Simplício, Jonatas e Bobô. Atualmente é difícil pensar que todos eles já estiveram na Seleção Brasileira. Mas todos eles foram chamados por Dunga e vestiram a amarelinha. O caso que mais chamou atenção foi o de Alex Afonso, que jogava em um time pequeno da Holanda, Heerenveen, estava em boa fase e foi convocado. Ele teve atuação pífia e virou piada.
Atualmente Afonso Alves está no Al-Gharafa, do Catar
Ricardo Teixeira é presidente e técnico?
A possibilidade de convocar jogadores acima de 23 anos para a Olimpíada de 2008 gerou uma divergência. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deu declarações públicas pedindo Ronaldinho na equipe. De acordo com a Folha de S. Paulo, ele também ordenou a convocação dele nos bastidores. Dunga teria aceitado, mesmo contrariado. O time voltou com a medalha de bronze, e Ronaldinho ficou marcado por usar o celular no pódio.
Dunga x Luxemburgo
A pressão sobre Dunga aumentou após o resultado na Olimpíada e até um companheiro de profissão o criticou. Luxemburgo era candidato a ser o novo técnico do Brasil e não aliviou. Mas Dunga respondeu à altura: "O Luxemburgo já esteve na Seleção, teve um ano para preparar a seleção olímpica e não trouxe uma medalha. Antes de falar alguma coisa, ele deveria pensar que também não ganhou nada com a Seleção em Jogos. Quem não trouxe uma medalha está mais chateado do que nós"
Técnico do Brasil x Presidente do Brasil
Em 2008, o então presidente Lula disparou críticas à Seleção Brasileira e fez elogios à Argentina. O goleiro Júlio César chegou a pedir para que Lula se mudasse para o país vizinho. Dunga não deixou por menos e se defendeu: "talvez o presidente não esteja a par da rivalidade, dos últimos resultados. O último título da Argentina foi em 1993. Depois disso, o Brasil ganhou vários, inclusive duas Copas do Mundo".
Técnico da Seleção Brasileira, Dunga, cumprimenta presidente Lula
Meninos da Vila fora da Copa
Revelados em 2009 e campeões estaduais em 2010, Neymar e Paulo Henrique Ganso estavam encantando o Brasil naquela época. Mas não encantaram Dunga. O técnico sequer deu chances a eles no último amistoso antes da Copa e foi muito criticado por isso. Alexandre Pato era outro jogador pedido por alguns torcedores. A situação só piorou por causa das convocações de jogadores rejeitados, como Felipe Melo, Kléberson e Grafite
Dunga x Jérôme Valcke
É verdade que a polêmica sobre a bola Jabulani, durante a Copa do Mundo de 2010, envolveu dezenas de jogadores e dirigentes. A bola era ruim e foi criticada por todos. Valcke, secretário-geral da Fifa, defendeu a Jabulani e foi retrucado por Dunga: "se ele jogar e testar a bola, vai ter uma opinião diferente. Agora, um cara que nunca entrou em campo, não dá um chute na bola, não sabe do gramado, só sabe falar".
Dunga e jornalistas desempregados
Durante a Copa, quando a Inglaterra fez um gol mal anulado, o mundo passou a discutir o uso da tecnologia no futebol. Enquanto quase todos eram a favor, Dunga foi na contramão: “se colocarem a questão eletrônica no futebol, vão acabar com a discussão e vocês (jornalistas) não vão ter o que escrever. Muita gente vai perder o emprego. Se futebol não tiver discussão e nem polêmica, vocês não estariam aí e nem eu aqui".
"Cagão de m..."
A relação de Dunga com a imprensa nunca foi boa. Ele bateu de frente até com a Rede Globo, proibindo privilégios que a emissora costuma ter. Mas o apíce desse problema aconteceu em 2010. Durante uma entrevista coletiva na Copa do Mundo, Dunga viu o repórter Alex Escobar, da Rede Globo, conversar no telefone e balançar a cabeça. O técnico parou o que estava falando e questionou Alex se tinha algum problema. Além disso, chamou o repórter de "cagão de m...". De acordo com a Rede Globo, Alex estava apenas informando que as entrevistas com jogadores do Brasil tinham sido vetadas. O técnico teria sido principal articulador do veto, mas a emissora não confirmou isso.
Alex Escobar agora é narrador e não vai encontrar com Dunga frequentemente
Dois anos depois, quando Dunga deu uma entrevista exclusiva para a Rede Globo, Alex Escobar fez um vídeo em que pedia desculpas pelo ocorrido e até afirmou que queria abraçar o treinador. Dunga também se desculpou e tudo ficou em paz entre eles.
Dunga x Cruyff
Apesar de avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi criticada por não jogar bonito. O lendário Johan Cruyff disse que não pagaria para ver a equipe jogar. Dunga novamente respondeu à altura: "ele deve ter ingresso de graça da Fifa, por isso não paga. Ele tem bastante partida para escolher e cada um opta pela que quiser".