Mano Menezes tem o cenário que queria para brigar pelo título do Campeonato Brasileiro. Na volta à competição após a parada para a Copa do Mundo, o Corinthians encara o Internacional em uma situação melhor do que a esperada pelo treinador, que sempre colocou essa pausa na disputa como decisiva na montagem de sua equipe.
Quando entrar em campo, às 19h30 (de Brasília), em Itaquera, o time alvinegro terá Elias, principal reforço integrado durante a intertemporada. O elenco ainda ganhou o zagueiro Anderson Martins, o meia-atacante Lodeiro – ainda não regularizado – e o atacante Ángel Romero.
Com Elias, em quem tanto confia, e o mês de que dispôs para treinos, Mano tem a obrigação de pôr o time alvinegro na luta pelo hexa. Mesmo alternando bons e maus momentos nas primeiras nove rodadas, o Corinthians está em terceiro lugar, a apenas três pontos do líder.
Somos inteligentes para saber que precisávamos corrigir algumas coisas. A parada foi boa para corrigir de imediato. Foi um tempo bom para trabalhar, e tenho certeza de que o Mano está satisfeito. Estamos prontos para reiniciar a campanha com uma bela vitória diante do Inter para seguir a caminhada rumo ao título”, disse o meio-campista Petros.
O objetivo do Inter é igual. A formação colorada tem os mesmos 16 pontos do Corinthians, embora fique atrás nos critérios de desempate, e espera brigar pelo troféu após vários Brasileiros decepcionantes. Na parada da Copa, o técnico Abel Braga ganhou o lateral direito Wellington Silva, que deverá fazer sua estreia, e o atacante Martín Luque.
A equipe tem dois problemas para a partida de quinta, ambos no meio-campo. Alex, que se lesionou pouco antes da parada para a Copa do Mundo, recupera a forma. Já o volante Aránguiz busca recondicionamento físico. O chileno disputou o Mundial por sua seleção, teve alguns dias de descanso e agora trabalha para voltar ao time na semana que vem. Entram João Afonso e Jorge Henrique.
A expectativa colorada é melhorar o rendimento apresentado nos amistosos e jogos-treinos da intertemporada. No período, o Inter titular perdeu para Metropolitano (3 a 2) e Novo Hamburgo (1 a 0) e empatou com o Joinville (0 a 0). A briga entre D’Alessandro e Willians, já superada por ambos os jogadores, também fez parte dos conturbados 45 dias de intervalo para o Mundial vividos pelo elenco.
Na intertemporada, o Inter teve problema com briga envolvendo D'Alessandro, já superada
Depois de enfrentar vários adversários mais fracos em sequência, a volta ao Brasileiro, porém, será dura. Além do Corinthians, que busca sua primeira vitória no estádio de Itaquera, estão no calendário colorado das próximas rodadas Flamengo, Bahia, Santos e Grêmio.
Abel Braga admite as dificuldades, mas entende que os rivais também passarão pelo mesmo problema. “Temos que estar sempre lá em cima. O Corinthians no Itaquerão é jogo para trocar pontos, o Flamengo também. Vão começar as pedreiras, mas para eles também”, comentou o treinador.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X INTERNACIONAL
Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 17 de julho de 2014, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jadson; Luciano e Guerrero
Técnico: Mano Menezes
INTERNACIONAL: Dida; Wellington Silva, Paulão, Juan e Fabrício; João Afonso e Willians; Jorge Henrique, D’Alessandro e Alan Patrick; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga