14/7/2014 15:36

Mano reclama de atraso no futebol brasileiro: “Europeu faz tudo melhor”

Comandante da seleção brasileira por mais de dois anos, técnico do Corinthians acredita que problema começa já na formação dos jogadores

Mano reclama de atraso no futebol brasileiro: “Europeu faz tudo melhor”
Mano Menezes diz que futebol brasileiro ficou para trás (Foto: Marcos Ribolli)


O técnico Mano Menezes criticou a estrutura do futebol brasileiro e apontou como um dos principais problemas a falta de atenção com a formação de atletas. Demitido da Seleção em novembro de 2012, e atualmente no comando do Corinthians, o treinador acredita que todos os responsáveis saibam como melhorar o esporte em âmbito nacional, embora não façam questão de seguir outro caminho para obter melhores resultados.

– Nós sabemos exatamente quais são os nossos problemas. Não queremos é resolvê-los, ou não temos gente capacitada, com conhecimento, para entender qual caminho devemos escolher. O que falta ao futebol brasileiro é isso. Aí certamente teremos continuidade para os técnicos, formação melhor para os jogadores, algo que caiu bastante – afirmou, em entrevista no sábado, à TV Esporte Mais.

Mano acumulou 33 partidas à frente da seleção brasileira: foram 21 vitórias, seis empates e seis derrotas. À época, o treinador deixou o cargo apenas com as taças do Superclássico das Américas de 2011 e de 2012, além de fracassos na Copa América e nas Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa. Quem assumiu foi Luiz Felipe Scolari,que levou a Seleção ao título da Copa das Confederações e à semifinal da Copa do Mundo deste ano, quando o time foi humilhado pela Alemanha.



O técnico do Corinthians diz não ter dúvidas: atualmente, os jogadores europeus são tecnicamente melhores que os brasileiros e também melhor preparados. Ele acredita que a falta de desenvolvimento na base está tornando o futebol nacional cada vez mais fadado ao fracasso, com talentos desperdiçados.

– Hoje o nosso jogador, tecnicamente, está em nível inferior. Dominamos pior, passamos pior, e as pessoas às vezes confundem malabarismo com a bola com habilidade para jogar futebol. Isso é outra coisa. Vemos que hoje o futebol europeu, principalmente esse que se desenvolveu, faz tudo melhor do que a gente. Ainda temos o drible, a capacidade individual pura do jogador, como talento, mas não estamos sabendo desenvolver como desenvolvíamos antes. Por isso estamos ficando para trás – disse Mano.

Com a saída de Felipão, a CBF ainda não definiu quem será o novo técnico da seleção brasileira. Alexandre Gallo, coordenador das categorias de base da CBF, pode assumir de forma interina. Entre os brasileiros, Tite - que conquistou cinco títulos em três anos com o Corinthians - é o favorito.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians punido pelo STJD por ato de vandalismo em campo.
- Vaquinha do Corinthians poderá alcançar meta em 3 meses com manutenção do BOOM inicial
- COMEÇO ESTRONDOSO! Corinthians planeja quitar Neo Química Arena com ajuda da torcida: estimativas?









4593 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade