Funcionário retira papel de parede da Copa do Mundo na Arena Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)
A Copa do Mundo acabou em São Paulo, mas só dentro de campo.
Depois de receber a semifinal entre Argentina e Holanda, na quarta-feira, o estádio do Corinthians começou a passar por uma transformação. A “cara” dada pela Fifa, aos poucos, não fará mais parte do cotidiano do local. Nesta sexta-feira, funcionários retiraram praticamente toda a sinalização visual que remetia à Copa. Ao mesmo tempo, uma empresa começou o processo de retirada das arquibancadas provisórias atrás dos gols.
Em poucas horas, toda a decoração do lado de fora da Arena foi retirada. Todas as faixas alusivas à Copa vão sair ainda neste fim de semana – na sexta-feira, um funcionário era responsável por remover o papel de parede acima das arquibancadas. No entorno do estádio, restava pouca coisa da área de convivência – que tinha lojas oficiais da Fifa e estandes de patrocinadores.
O trabalho de retirada do “padrão Fifa” vai até o dia 16, quando a entidade libera o estádio de volta para seu dono. O Corinthians joga lá no dia seguinte, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. A partir daí, o estádio vai ganhar o padrão do clube, em processo que deve terminar só no fim do ano.
O primeiro passo é a retirada das arquibancadas provisórias, que começou nesta sexta. A Fast Engenharia, construtora responsável pela obra, desligou todas as instalações elétricas e retirou parte do tapume que protegia a parte interna da estrutura – e que tinha inscrições da Fifa. Na segunda-feira, as primeiras cadeiras serão retiradas: são 19.800 no total. O tempo total de remoção das arquibancadas deve ser de quatro meses.
O Corinthians não abre mão de usar o estádio mesmo com essas obras complementares. De acordo com o clube e com a Fast, a retirada das provisórias não interfere na realização de jogos. A estrutura em obras será isolada nos dias das partidas, evitando qualquer problema com as torcidas. Depois da desmontagem das cadeiras, a Arena vai ter cerca de 48 mil lugares.
A saída das provisórias é o passo para a instalação de dois telões atrás dos gols, que não têm previsão de início de funcionamento. Os atuais telões, que ficam em duas diagonais do campo, são alugados e saem após a instalação da estrutura definitiva. No Campeonato Brasileiro, essas telas menores ainda serão usadas.
O passo final é dar acabamento mais luxuoso a áreas utilizadas pela Fifa, que não exigiam o tratamento que o Corinthians quer. A área de imprensa também vai mudar de lugar – as bancadas instaladas para a Copa no setor Oeste vão dar lugar a mais cadeiras.
Espaço destinado aos patrocinadores da Fifa já está praticamente vazio (Foto: Diego Ribeiro)
Depois de quarta-feira, o clube terá controle total do estádio e fará uma avaliação deste período de Copa do Mundo. Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e responsável pela Arena, designou 70 profissionais credenciados para “vigiar” o estádio durante a competição. Tudo para evitar danos que possam atrasar a conclusão das obras. As cadeiras quebradas nos jogos do Mundial serão bancadas pela Fifa.
Arena Corinthians vai perder 19.800 lugares de sua capacidade sem as arquibancadas provisórias (Foto: Diego Ribeiro)
Estruturas temporárias vão ser desmontadas na Arena Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)