6/7/2014 21:54

Mano exalta jogo intenso e prevê evolução do Timão com reforços

Técnico corintiano aprova amistoso contra o Uberaba e acredita que equipe chega com boas perspectivas após contratações para segundo semestre

Mano Menezes orienta a equipe durante o amistoso em Uberaba (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)


O técnico Mano Menezes gostou do que viu na goleada do Corinthians por 4 a 1 sobre o Uberaba, neste domingo, no Estádio Engenheiro João Guido. Com gols de Luciano, Jadson, Elias e Renato Augusto, o Timão levou a melhor no amistoso no Triângulo Mineiro, repetindo o placar alcançado diante do São Bernardo, em jogo-treino há uma semana. A intensidade da partida em Minas Gerais agradou o comandante alvinegro, que fez todas as sete substituições disponíveis ao longo dos 90 minutos.

– Achamos um bom teste porque o ritmo do jogo foi intenso durante os 90 minutos, e isso para nós é muito importante. Até para poder fazer mais trocas, para que exija naquilo que precisávamos oferecer em termos físicos. Temos de ter mais capacidade técnica, porque jogamos a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Sabíamos que nesse aspecto, igualando na vontade, venceríamos o jogo. Mesmo com as dificuldades de trabalhar uma bola mais qualificada, porque o passe estava difícil, a equipe respondeu bem, dentro da nossa expectativa – argumentou o técnico.

Após um início de jogo equilibrado e um pênalti convertido por Jadson, o Corinthians passou a dominar a partida. Dois dos reforços contratados para o segundo semestre foram testados: o volante Elias marcou um belo gol e saiu aplaudido pela torcida, enquanto o paraguaio Ángel Romero se esforçou bastante e também ganhou elogios. O zagueiro Anderson Martins permaneceu entre os suplentes e ainda não teve oportunidade de entrar em campo pela primeira vez com a camisa do Timão.

Antes de voltar a campo pelo Campeonato Brasileiro, contra o Internacional, no dia próximo dia 17, o Corinthians fará um jogo-treino contra o São Caetano, no dia 12, sábado, no CT Joaquim Grava, para finalizar a preparação durante a pausa da Copa do Mundo. O elenco ainda aguarda a chegada do uruguaio Nicolás Lodeiro, que se apresentará ao clube do Parque São Jorge nesta semana.


Evolução da equipe

No futebol as coisas não são tão imediatas assim. Você precisa trabalhar para encaixar as peças. Não tivemos tantas alterações em relação a nomes. Certamente a equipe vai ter uma postura diferente no Campeonato Brasileiro. As condições do gramado atrapalham bastante um jogo de futebol, né? Se eu ouvi gente reclamando do gramado da Arena Corinthians... Dá uma passadinha aqui, né? Pra ver se é bom.

Elias como referência

Ele é um jogador com características de armação. Ele passa a confiança para os outros jogadores, que mesmo com uma marcação próxima, você pode jogar, que não vai perder a bola. Isso é muito importante na passagem pelo meio-campo. O gol é um detalhe. Até tem características de gol do Elias, né? Bate, rebate, volta pra ele... Até brincamos no vestiário. É importante voltar assim, passar essa imagem para o torcedor e a confiança para a equipe.
Temos muito para crescer com esses jogadores, com um grupo mais qualificado que temos hoje.

Ángel Romero

Ele ainda está sofrendo na adaptação dos treinamentos. No Brasil nós treinamos diferente do que acontece na América Latina em geral. Ele ainda está um pouco pesado em relação a tempo de reação, esses detalhes, mas é um jogador que traz uma movimentação diferente para a parte ofensiva. Ele não vem só para fazer o pivô na jogada curta por dentro. Ele se movimenta por trás da linha de defesa. Isso abre a marcação para outros jogadores receberem a bola por dentro. Dificulta. Ele é um jogador que chegou, e a tendência é crescer muito com a gente, e a equipe se aproveitar disso.

Nível do Uberaba

Eu não gosto muito de falar do adversário em relação a avaliação técnica porque não sou eu que tenho de fazer isso. Cabe às pessoas que dirigem o Uberaba. Achamos um bom teste porque o ritmo do jogo foi intenso durante os 90 minutos, e isso para nós é muito importante. Até para poder fazer mais trocas, para que exija naquilo que precisávamos oferecer em termos físicos. Temos de ter mais capacidade técnica, porque jogamos a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Sabíamos que nesse aspecto, igualando na vontade, venceríamos o jogo. Mesmo com as dificuldades de trabalhar uma bola mais qualificada, porque o passe estava difícil, a equipe respondeu bem, dentro da nossa expectativa.

Ansiedade para voltar à Arena

No Campeonato Brasileiro todo jogo é difícil. O Internacional tem as mesmas pretensões que nós, vem trabalhando forte do mesmo jeito nessa parada e vem nas primeiras colocações do campeonato.

Você sabe que tipo de jogo vai ser. Temos responsabilidades parecidas. O fato de ainda não termos vencido na nova Arena, onde só jogamos duas vezes, nos aponta para fazer algo melhor. Não fomos bem no primeiro jogo, melhoramos bastante no segundo e vamos tentar estar ainda melhor na terceira, para que a vitória venha naturalmente.

Chegada de reforços

O Corinthians sempre tem de ter ambição de vencer os campeonatos. Tratar isso de uma maneira ou de outra depende da estratégia que você estabelece. Estávamos muito em transformação, achávamos que era necessário, e sabíamos que teríamos uma oscilação maior. Hoje a equipe está mais estável, naquilo que faz dentro de campo. Está consciente na busca pelas vitórias e isso vai se refletir na segunda metade do Campeonato Brasileiro.

Saída do Guilherme

Ele vinha sendo titular da equipe. Quando você estabelece o caminho dentro do clube, tudo fica claro. Quando você traz jogadores como Elias, diminui a possibilidade de todos serem titulares. Essas coisas precisam ficar claras. O Guilherme não está saindo porque deixou a desejar. Muito pelo contrário. Ele estabeleceu um rendimento bom, capaz de fazer com que ele e as pessoas que o representam pensem em algo do mesmo nível, ou até maior, em termos de Europa. O Corinthians entende isso. Às vezes você abre mão de um jogador como ele para ganhar três opções... Ou talvez quatro.

Luciano entre os titulares

Não teve nenhum motivo específico, apenas estamos trabalhando com todos eles. Na semana optei pelo Romero em vez de Romarinho ao lado do Guerrero, porque já sei como o Romarinho se comporta nessa posição. Temos de ter ideias claras para, lá na frente, tomarmos decisões corretas para a equipe. Continuo com a mesma confiança em todos eles. Foi apenas uma questão de opção. Não definimos a equipe que iniciará o Campeonato Brasileiro contra o Inter, apenas estamos trabalhando.

Copa do Mundo

Vocês não vão me ouvir sobre Copa do Mundo. Só depois.

Lesão do Neymar

É lastimável que um jogador tão importante sofra uma lesão que o tire de um momento para o qual ele trabalhou tanto para conseguir. Desejo a ele uma boa recuperação. Tenho certeza que isso vai acontecer, porque ele merece que seja assim.



VEJA TAMBÉM
- Pré-jogo: Corinthians x Fluminense
- Jornal crava: João Victor está de malas prontas para deixar o Timão após o segundo jogo contra o Boca Juniors
- VP queria a permanência de Mantuan

LEIA TAMBÉM: Róger Guedes ou Jô? Em funções diferentes, jogadores lutam por posição no Corinthians

LEIA TAMBÉM: Insatisfação, protesto e cobranças, veja como surgiu a crise no Corinthians

LEIA TAMBÉM: Corinthians inicia Brasileirão em crise, mas tem potencial de evolução












4215 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Brasileiro

Sáb - 16:30 - Maracanã - Premiere
Fluminense
Corinthians

Último jogo - Libertadores

Ter - 21:30 - Neo Quimica Arena
Corinthians
0 0
Boca Juniors
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Corinthians
2 Inter De Limeira
3 Santo André
4 Botafogo Sp
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
25 12 7 4 1 17 9 8 EVVEV
18 12 6 0 6 8 12 -4 VVVDV
13 12 3 4 5 9 13 -4 DEDVV
12 12 2 6 4 10 15 -5 DEVEE
Untitled Document
Classificação
1 River Plate
1 Atletico-MG
1 Palmeiras
1 Internacional
1 São Paulo
1 Barcelona SC
1 Argentinos JRS
1 Flamengo
2 Defensa Y Justicia
2 Fluminense
2 LDU De Quito
2 Boca Juniors
2 Always Ready
2 Racing Club
2 Cerro Porteno
2 Atletico Nacional
3 Rentistas
3 Independiente Del Valle
3 Olimpia
3 Real Esppor Club
3 Velez Sarsfield
3 Santos
3 Club Nacional
3 Santa Fe
4 Union La Calera
4 Sporting Cristal
4 Universitario
4 The Strongest
4 America De Cali
4 Deportivo Tachira FC
4 U. Catolica
4 Junior
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
4 2 1 1 0 3 2 1 EV
7 3 2 1 0 7 2 5 EVV
9 3 3 0 0 10 3 7 VVV
3 2 1 0 1 4 2 2 DV
6 2 2 0 0 5 0 5 VV
9 3 3 0 0 7 0 7 VVV
6 2 2 0 0 4 0 4 VV
9 3 3 0 0 10 5 5 VVV
4 3 1 1 1 5 3 2 EVD
4 2 1 1 0 3 2 1 EV
4 3 1 1 1 7 6 1 EVD
6 3 2 0 1 3 1 2 VVD
3 2 1 0 1 3 2 1 VD
4 2 1 1 0 3 2 1 EV
4 3 1 1 1 2 4 -2 VED
4 2 1 1 0 6 4 2 VE
1 2 0 1 1 1 3 -2 ED
1 2 0 1 1 1 6 -5 ED
3 2 1 0 1 4 4 0 DV
2 2 0 2 0 1 1 0 EE
3 3 1 0 2 5 6 -1 DDV
3 3 1 0 2 5 4 1 DDV
1 2 0 1 1 4 6 -2 DE
1 2 0 1 1 2 3 -1 ED
1 3 0 1 2 3 8 -5 EDD
0 2 0 0 2 1 5 -4 DD
0 2 0 0 2 2 6 -4 DD
0 3 0 0 3 0 10 -10 DDD
0 2 0 0 2 1 4 -3 DD
3 2 1 0 1 3 6 -3 VD
0 2 0 0 2 0 4 -4 DD
1 2 0 1 1 2 3 -1 ED