Elias, Jadson, Petros, Danilo, Renato Augusto, Lodeiro, Ramírez e Zé Paulo. O Corinthians tem quase um time inteiro só de meio-campistas para o segundo semestre desta temporada. Com oito jogadores à disposição para a posição, o técnico Mano Menezes aguarda a chegada de Nicolás Lodeiro, que no momento disputa a Copa do Mundo pelo Uruguai, para fechar o grupo e iniciar uma luta acirrada por três vagas no setor. Os volantes Bruno Henrique e Guilherme também podem ser incluídos, uma vez que já estiveram na formação principal nesta temporada.
No primeiro treino coletivo durante a pausa para a Copa do Mundo, Mano ensaiou o Corinthians com Elias como titular, ao lado de Petros e Jadson. Sem concorrência, Ralf foi mantido como primeiro volante, em função mais defensiva. O objetivo do treinador é manter a base que vinha sendo utilizada até antes do início do Mundial, mas aproveitando a chegada dos reforços. Assim como Elias, Lodeiro também deve brigar por uma vaga entre os titulares.
Titular nas vitórias por 2 a 1 sobre a Inglaterra e 1 a 0 sobre a Itália, o meia do Uruguai tem pela frente um novo desafio neste sábado, às 17h (horário de Brasília), contra a Colômbia, no estádio do Maracanã. Em caso de derrota, o jogador ficará à disposição do Corinthians para a preparação do Campeonato Brasileiro. Uma vitória prolongará a estadia até o dia 4 de julho, quando o vencedor da partida entre uruguaios e colombianos enfrentará Brasil ou Chile.
A entrada de Elias na equipe titular do Corinthians indica que o volante Guilherme pode ser negociado em breve. Atualmente com 23 anos, o jogador foi sondado por clubes italianos, e a diretoria não descarta liberá-lo. O dinheiro envolvido na transação pode auxiliar o Timão a fechar com o atacante Marcelo, do Atlético-PR, um desejo antigo dos dirigentes e também de Mano Menezes. O clube paranaense já foi contatado sobre o interesse alvinegro.
Surpresa do Corinthians no primeiro semestre, Petros é o mais cotado para deixar a equipe, caso o técnico opte por jogar com Lodeiro e Jadson na mesma formação. Contratado do Penapolense após boas atuações no Campeonato Paulista, o atleta ganhou a confiança de Mano rapidamente e animou a torcida por se adaptar rapidamente ao estilo de jogo do Timão, mas pode acabar na reserva pela falta de experiência em relação ao concorrente uruguaio.
O veterano Danilo e o irregular Renato Augusto correm por fora. Sem sequência na equipe desde o início deste ano, ambos devem seguir entre os suplentes na disputa do Brasileirão e da Copa do Brasil. Para o meia de 35 anos, no Corinthians desde 2010, todos terão ao menos uma chance.
– Isso é jogo a jogo. Todo mundo vai ter oportunidade. Quem define os que vão jogar é o Mano, e cada um vai buscar dentro de campo. Dessa forma só temos a ganhar – analisou Danilo.