A partida entre Inglaterra e Uruguai, nesta quinta-feira, às 16h (horário de Brasília), na Arena Corinthians, será especial para um certo time de Londres. Clube que inspirou o nome do Timão, o Corinthian-Casuals representou o English Team em dois amistosos, nos anos de 1894 e 1895, contra o País de Gales. Desta vez, a seleção comandada por Roy Hodgson será "hóspede" da equipe brasileira, no estádio recém-construído e sede de seis jogos da Copa do Mundo. Motivo de festa para o pequeno time inglês.
À época, a equipe ainda não havia passado pela fusão que ocorreria posteriormente, e se chamava somente Corinthian FC. No primeiro amistoso representando a seleção inglesa, a equipe fez 5 a 1 sobre o País de Gales, na cidade de Wrexham. Um ano depois, voltou a encarar os galeses, desta vez em Londres, e ficou no empate por 1 a 1.
Coincidentemente, a Inglaterra atua no estádio do Corinthians exatamente 100 anos após o clube inglês de mesmo nome encerrar um tour que fazia pelo Brasil por conta do início da Primeira Guerra Mundial. Diversos jogadores tiveram naquela experiência as últimas partidas de futebol de suas vidas, uma vez que morreram no confronto bélico.
- É maravilhoso ver a Inglaterra jogando na Arena Corinthians. Aqueles jogadores de 1914 ficariam extremamente orgulhosos do legado deixado por eles - afirmou Chris Watney, jogador e administrador do Corinthian-Casuals.
Em situação financeira complicada, o xará inglês do Timão segue em busca de uma maneira para viajar ao Brasil e enfrentar o clube do Parque São Jorge em um amistoso. A ideia deve ser levada à diretoria alvinegra nos próximos meses. Em 2001, o Corinthian-Casuals fez uma excursão a São Paulo, onde os jogadores enfrentaram um time de juniores do parceiro brasileiro e ainda assistiram à conquista do Paulistão no estádio do Morumbi.
- A Arena Corinthians deve ser uma casa longe de casa para a seleção da Inglaterra. Mandamos diversas mensagens de apoio durante a construção do estádio, e os torcedores nos enviam fotos com a camisa do Corinthian-Casuals. É uma relação única - completou Watney.
A partida será decisiva para o destino da Inglaterra na Copa do Mundo. Derrotada por 2 a 1 para a Itália na estreia, a equipe precisa de um triunfo diante do Uruguai - que também perdeu no primeiro jogo, 3 a 1 para a Costa Rica - para seguir sonhando com uma vaga nas oitavas de final.