A seleção do Irã iniciou o período de treinamentos antes da Copa do Mundo na tarde desta quarta-feira, no CT Joaquim Grava, em São Paulo. Sob o comando do técnico Carlos Queiroz, os jogadores fizeram uma atividade de movimentação no campo e também um trabalho com bola. A maior curiosidade ficou por conta do uniforme dos asiáticos, na cor verde, justamente a do Palmeiras, arquirrival do Corinthians, dono do espaço - e que também está na bandeira do país, junto do vermelho e do branco.
Todos os 23 jogadores que chegaram à capital paulista na última terça participaram do trabalho. O lateral-direito Hashem Beykzadeh, que já se recuperava de um problema crônico na panturrilha direita no Brasil, fez uma atividade separada, sob o comando do fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que está cedido pela delegação corintiana ao Irã durante todo o período da Copa.
Jogadores iranianos treinam de camisa verde no centro de treinamento corintiano (Foto: Rodrigo Faber)
No treino em campo reduzido, Carlos Queiroz observou de perto seus jogadores. Com os braços cruzados na maior parte do tempo, distribuiu orientações em inglês – língua predominante no diálogo com o elenco, embora alguns dominem apenas o idioma persa. Na comissão técnica, o experiente treinador português conta com iranianos, um finlandês, um argentino e os dois brasileiros disponibilizados pelo Corinthians. Além de Mazziotti, o analista biomecânico Luciano Moreira Rosa também está trabalhando com a equipe asiática.
Assim como no hotel onde a delegação está concentrada, que não permite acesso de jornalistas nem ao saguão, o esquema de segurança no CT Joaquim Grava foi rigoroso. Oficiais do Exército e da Polícia Militar só liberaram a entrada de imprensa após um sinal positivo de representantes da Fifa. A programação do elenco ao longo da semana ainda não está definida, mas Queiroz deve comandar treinos em dois períodos quase todos os dias.
O último teste do Irã antes da estreia na Copa do Mundo será contra Trinidad e Tobago, no próximo domingo. A partida será realizada em um dos campos do CT. O primeiro jogo no Mundial será no dia 16, contra a Nigéria, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Posicionado no Grupo F, os asiáticos ainda terão pela frente Argentina, no dia 21, e Bósnia, no dia 25.