4/6/2014 10:18
Ministro espera problemas com wi-fi em estádios, diz jornal
Adminstradoras de estádios pretendem lucrar com acesso sem fio em estádios; torcedores podem ter dificuldades com ligaçõs e com navegação em arenas como as de São Paulo
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira, seis estádios da Copa do Mundo não terão rede de acesso sem fio à internet: Mineirão (Belo Horizonte), Arena da Baixada (Curitiba), Castelão (Fortaleza), Arena das Dunas (Natal), Arena de São Paulo (São Paulo) e Arena Pernambuco (Recife). O problema é decorrente da falta de acordo entre a administração dos estádios e empresas de telecomunicações, que não conseguiram instalar antenas de wi-fi para os torcedores.
A publicação afirma ainda que o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, admitiu prováveis problemas no funcionamento das redes 2G, 3G e 4G. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, apresentou ao ministério um balanço da infraestrutura apontando dificuldades no tráfego de dados por falta de rede sem fio.
Estádios como o de São Paulo e o de Curitiba priorizaram suas coberturas, deixando a negociação com as teles em segundo plano. Segundo Paulo Bernardo, alguns estádios não instalaram as antenas de wi-fi com operadores da telefonia, porque pretendem fazer o serviço por conta própria, lucrando com o serviço.
Tomado como referência, o Estádio do Maracanã recebeu 220 antenas de telefonia, 23 antenas externas e 217 antenas de wi-fi,além de14 km de fibra ótica, o que permitirá aos torcedores realizar até 515 mil ligações em uma hora, ou 48 mil conexões simultâneas à internet. No estádio de São Paulo, há 337 antenas de telefonia, 22 externas (nenhuma de wi-fi) e12 km de fibra ótica, o que viabiliza 458 mil ligações em uma hora, ou 12 mil conexões à internet.
VEJA TAMBÉM
- Criciúma x Corinthians: onde assistir
- 1MILHÃO NO 1º DIA! Corintianos travam plataforma online de vaquinha para quitar Arena
- SEM GOLPE?! Corinthians adia votação de impeachment de Augusto Melo para próxima semana.
3870 visitas - Fonte: Terra
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas