Imagine uma festa de debutante marcada para o mês de junho em que a aniversariante dança valsa e recepciona os seus convidados usando um vestido nas cores verde e amarelo. Fashion ou brega? Em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, isso deve acontecer. Ao menos é o que garante Vera Cordeiro, dona de uma loja de vestidos para noivas, damas de honra e debutantes que fica a cerca de 3 quilômetros da Arena Corinthians, em Itaquera.
Proprietária do estabelecimento localizado na rua Victório Santim há 30 anos, a comerciante expôs em sua vitrine os artigos que fazem alusão ao Mundial com o objetivo de atrair clientes. Além de gravatas e coletes nas cores da bandeira para homens, há vestidos amarelos ou verdes para as mulheres, que variam entre R$ 450 e R$ 600 o aluguel
- Temos essas opções e muita gente se interessa. Só não oferecemos gravatas com a bandeira do Brasil porque não achamos para comprar. Algumas meninas já vieram provar os vestidos e disseram que voltarão para alugar - diz Vera, de 55 anos.
A pedido do GloboEsporte.com, a atendente Jaquelliny serviu de modelo e inovou ao vestir um corpete amarelo com uma saia verde, em combinação que deverá ficar à mostra na vitrine nos próximos dias. Vizinhas do estádio do Corinthians, as duas aprovam a realização da Copa do Mundo na Zona Leste.
- Acho o fim essas manifestações, pura politicagem. Para a nossa região, a Copa vai ser muito boa, os imóveis se valorizaram. Uso o estádio como referência, digo: "A loja fica perto da Arena Corinthians". Estamos felizes - garante.
Apesar da iniciativa de Vera, o clima de Copa do Mundo ainda é tímido em Itaquera. Poucas são as ruas que recebem o verde e amarelo em forma de desenhos com cal ou bandeirinhas penduradas entre postes. É apenas mais perto do estádio, na Radial Leste, que se têm as maiores referências do Mundial.