Bandeiras, camisas, faixas... Tudo verde e amarelo. Comerciantes costumam procurar diversas formas de decorar seus ambientes de trabalho durante a Copa do Mundo, buscando referências na seleção brasileira. O empresário Wesley Machado fez diferente: dono de um quiosque de cachorros-quentes no shopping anexo à estação Corinthians-Itaquera do metrô, ele se inspirou nas culinárias típicas de sete países que disputarão o Mundial no Brasil para criar sanduíches comemorativos. Pão de três cores, com feijoada, chucrute, hot roll... A variedade é grande.
A cada dia da semana, a lanchonete prepara uma especialidade diferente, homenageando Brasil, Alemanha, Japão, México, Argentina, Estados Unidos e Itália. O único servido duas vezes é o “WDog Brasil”, que pode ser encontrado às quartas-feiras e aos sábados – dias em que a feijoada, base do sanduíche, é tradicionalmente vendida nos restaurantes em São Paulo.
A ideia, segundo Wesley, foi chamar a atenção dos estrangeiros para algo, de fato, brasileiro.
– Eu estou localizado em frente ao estádio, e o momento mais oportuno para um hot dog diferenciado é agora. Pensei em fazer um lanche brasileiro. Todo mundo fala no tradicional, com vinagrete, purê, milho, batata palha e catchup, mas pensei: “Tem de ser algo que chame mais a atenção e traga destaque para o negócio”.
O que eu poderia colocar no brasileiro? O prato típico é a feijoada. Pronto. Vamos colocar feijoada dentro de um pão. É o campeão de vendas. Todo mundo quer o dog de feijoada. É incrível – diz Wesley, orgulhoso.
O que mais atrai a atenção dos clientes, além dos recheios inusitados, são os pães. Cada país tem o seu próprio pão, artificialmente colorido de acordo com a respectiva bandeira. O da Alemanha, por exemplo, é preto, vermelho e amarelo. Inicialmente, os padeiros responsáveis por abastecer a lanchonete não levaram fé na ideia de Wesley. Depois, porém, ele próprio provou que não só era possível ser levado adiante, como também era viável para ambas as partes.
Hot Dog Itália" tem porpeta recheada com muçarela e molho de tomate com manjericão
– O grande diferencial é que inovei na questão do pão. Criei a ideia de que os pães seguiriam as bandeiras dos países. Assim, montamos sete hot dogs de países diferentes. Não é um processo difícil, mas é trabalhoso. É um corante comestível. É difícil montar um pão com duas, três, quatro cores. Uma operação complexa – explica o dono do quiosque.
"Hot Dog México" tem chili, guacamole, nachos e pimenta
Durante a Copa do Mundo, a escala montada por Wesley não valerá mais, e todos os sanduíches passarão a ser servidos em todos os dias. Com o fluxo de estrangeiros por conta dos seis jogos que serão realizados na Arena Corinthians, o empresário acredita que os turistas buscarão alimentos típicos do Brasil. Assim, o cachorro-quente de feijoada – que conta com linguiça, farofa de banana, bacon, couve e molho – deve ser o grande carro-chefe do cardápio.
"Hot Dog Alemanha" tem salsicha alemã, picles, purê, cebola caramelizada, chucrute e mostarda escura
– Na Copa das Confederações alguns estrangeiros vieram conhecer o estádio e comer aqui. Eu tenho chili, curry, molhos que são conhecidos internacionalmente, mas eles queriam comer o tradicional. Queriam saber como é o hot dog brasileiro. Imagino que os turistas vão querer o de feijoada.
"Hot Dog Argentina" tem maionese de alho, linguiça, vinagrete, pimentão amarelo e molho chimichurri
Além do cachorro-quente dedicado ao Brasil, outro sanduíche que chama a atenção é o do Japão, cujo recheio é composto por hot roll (sushi empanado), sukiyaki (cozido de carnes e vegetais), molho tarê (doce) e gergelim. Algo inédito, na opinião do empresário, mas que surpreende pelo sabor.
"Hot Dog Japão" tem hot roll no lugar da salsicha, sukiyaki, molho tarê e gergelim
– O japonês é um hot dog muito interessante. Ninguém nunca pensou em um hot roll no pão. É maravilhoso – afirma Wesley.
"Hot Dog Estados Unidos" tem linguiça, coleslaw, cheddar e molho barbecue
Depois da Copa do Mundo, o quiosque lançará outras novidades, sobre as quais Wesley ainda faz mistério. Ele só adianta que o futebol continuará tendo espaço no cardápio
Wesley Machado, o criador do hot dog temático da Copa do Mundo, no Shopping Metrô Itaquera