27/5/2014 17:54
Perto da Copa, venda de camisas da Seleção aumenta em Itaquera
Comércio de artigos referentes ao Brasil começa a se intensificar em lojas próximas à Arena. Nesta semana, taça da Copa será exposta na região
Shopping ao lado da Arena do Corinthians vive clima de Copa do Mundo (Foto: Rodrigo Faber )
Na próxima quinta-feira, a taça da Copa do Mundo chega a São Paulo, onde ficará exposta até o próximo domingo – fechando um tour que passou pelas outras 25 capitais e pelo Distrito Federal. O troféu ficará no shopping anexo à estação Corinthians-Itaquera do metrô, que dá acesso à Arena Corinthians, palco de seis jogos jogos do Mundial (inclusive a abertura, dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia). O local está repleto de referências à seleção brasileira, e, à medida que o início da competição se aproxima, a venda de produtos relacionados à Seleção aumenta.
O cenário é dominado por todos os tipos de referências à Copa. De lanchonetes a lojas de roupa, todos buscam aproveitar o clima de empolgação para ampliar a renda nestas semanas. Nos estabelecimentos especializados em esporte, camisas da seleção brasileira e de outras equipes que disputarão a Copa são predominantes. Uniformes do Corinthians, dono do estádio que recebe a abertura do Mundial, também podem ser vistos com frequência.
Até mesmo setores que não têm muito a ver com futebol, como uma loja de esmaltes, pegam carona na Copa do Mundo para lucrar. Fernando Lopes, dono de um quiosque dedicado ao design de unhas, diz ter dificuldades para repor o estoque dos esmaltes nas cores verde e amarela, tamanha a demanda dos clientes. Curiosamente, a combinação dos tons azul-claro e branco, referentes à Argentina, arquirrival brasileira, também é muito procurada.
– Abri aqui há um mês e meio, e os que mais saem são os que têm as cores de Brasil e Argentina. Itália também sai bastante. Vemos todo tipo de mulher, tanto crianças quanto mais velhas. O do Brasil esgotou tudo na primeira semana – afirmou.
Apesar da grande quantidade de bandeiras do Brasil e referências à Copa do Mundo espalhadas pelo local, a venda de camisas só se intensificou de um mês para cá. Antes, mesmo com a proximidade para a Arena de Itaquera, a procura não era tão intensa. Hoje, estrangeiros já passam constantemente pelas lojas, em busca, principalmente, de artigos da seleção brasileira. E a esperança é de que, nos dias de jogos, o movimento seja muito intenso.
– Tem gente vindo de outros países. Da França, da Colômbia... É até difícil comunicar (risos). Eles procuram só coisas do Brasil, nunca dos países deles. Querem boné do Brasil, camisa do Brasil... Nós vamos assistir aos jogos em um telão aqui, mas espero que a loja reabra depois, para conseguirmos vender mais – afirmou Cibele da Silva, vendedora de uma loja de esportes.
– Agora as vendas aumentaram. O pessoal vem de fora, procura camisa do Brasil... Nós acabamos praticando outras línguas, conhecendo outras culturas. As vendas estão fluindo bem – complementou Juan Pablo de Souza, também vendedor no local.
A decoração específica para a Copa do Mundo se estende à Arena Corinthians, que vem recebendo cada vez mais referências da Fifa.
Na fachada do Prédio Leste, a principal entrada do estádio, um grande banner com a inscrição “Bem-vindo! 2014 Fifa World Cup Brazil” identifica o local como sede da competição. A parte interna ainda é uma incógnita, já que a entidade não vem liberando o acesso de torcedores ou imprensa enquanto faz os últimos ajustes para o jogo de abertura.
Além de Brasil x Croácia, a Arena em Itaquera também receberá as partidas entre Uruguai e Inglaterra (19 de junho), Holanda e Chile (23 de junho), Coreia do Sul e Bélgica (26 de junho), um confronto das oitavas de final (1° de julho) e uma semifinal (9 de julho).
VEJA TAMBÉM
- VAI SAIR? Ángel Romero pode ter definido seu futuro pelo Corinthians
- DE SAÍDA? Yuri Alberto deve receber proposta da Inglaterra no fim da temporada
- É DO TIMÃO! Hugo Souza se emociona após ser comprado pelo Corinthians e se declara
15417 visitas - Fonte: Globo Esporte
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas