27/5/2014 10:35

Sede dos ensaios da abertura da Copa já abrigou Corinthians e São Paulo

Sede dos ensaios da abertura da Copa já abrigou Corinthians e São Paulo
Os ensaios para a cerimônia de abertura da Copa do Mundo vêm sendo realizados nas dependências do antigo Clube de Regatas Tietê, no bairro da Ponte Grande. Um dos berços do futebol paulista, o local, antes conhecido como Chácara Floresta, já abrigou os estádios de Corinthians e São Paulo.

Interessado na parte náutica, o Clube de Regatas São Paulo, embrião do Tietê, ocupava apenas a área mais próxima às margens do rio. Em 1904, a Associação Atlética das Palmeiras, antes sediada no bairro de Santa Cecília, aproveitou para se instalar ao lado da agremiação.

Fundada em 1902, a A.A. Palmeiras conquistou as edições de 1909, 1910 e 1915 do Campeonato Paulista. Em 1930, ao lado de antigos integrantes do Paulistano, principal potência do futebol do estado na época, a agremiação participou da fundação do São Paulo Futebol Clube.

Além de herdar o preto da A. A. Palmeiras e o vermelho e branco do Paulistano, o novo clube tricolor ficou com o campo na Chácara Floresta. O experiente jornalista Henrique Nicolini, blogueiro da Gazeta Esportiva, aborda detalhadamente a história da região no livro “Tietê – O Rio do Esporte”, publicado pela Phorte Editora.

“Por aquele gramado, que tinha três décadas de uso, passaram a jogar os ícones do futebol paulista, como Friedenreich. O campo de futebol foi reformado, adquirindo também novas arquibancadas. Igualmente, esse estádio da Ponte Grande foi o primeiro a ser iluminado”, ensina Nicolini.

Os ensaios para a cerimônia de abertura da Copa vêm sendo realizados no antigo Clube de Regatas Tietê
Conhecida como São Paulo da Floresta, a agremiação, campeã paulista em 1931, foi extinta em 1935 e incorporada pelo Clube de Regatas Tietê - meses depois, o Tricolor seria refundado. Desinteressada na prática do futebol, a instituição transformou o antigo campo em uma pista de atletismo, sede do Sul-americano da modalidade em 1937.

O Corinthians, fundado em 1910, mandou seus primeiros jogos no Bom Retiro e migrou para a região da Ponte Grande no ano de 1918. No estádio, construído em mutirão por jogadores como Neco e Amílcar no terreno contíguo ao antigo campo da A. A. Palmeiras, o clube comemorou o bicampeonato paulista de 1923 - até 1927, foram 70 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.

Em 1928, o Corinthians passou a jogar no Parque São Jorge e o estádio na Chácara Floresta ficou com Associação Atlética São Bento, fundada por integrantes do colégio homônimo em 1913. A agremiação, campeã paulista em 1914 e 1925, foi extinta em 1936 e absorvida pelo Clube de Regatas Tietê.

“Posteriormente, o campo acabou transformado em quadras de tênis e foi onde surgiu a tenista Maria Esther Bueno, vencedora de Wimbledon (a jogadora ganhou 19 Grand Slams) e merecedora de uma estátua no mesmo terreno em que atuaram os maiores futebolistas das duas décadas anteriores”, explicou Nicolini.


Foto de 1935, publicada em "Tietê – O Rio do Esporte", mostra campo usado pelo Corinthians (no alto), parte do gramado do São Paulo (no meio) e área pertencente ao Clube Tietê, que unificou todo o terreno em 1936

O Palmeiras nunca teve seu estádio na Ponte Grande, mas a região também remete à história do clube. Com uma vitória sobre o Paulistano, o então Palestra Itália, defendido pelo artilheiro Heitor, conquistou no Estádio da Floresta o Campeonato Paulista-1920, seu primeiro título oficial.

Atualmente, mais de 600 bailarinos, dirigidos pela belga Daphne Cornez, se preparam nas dependências do antigo Clube de Regatas Tietê para participar da cerimônia de abertura da Copa do Mundo. Marcado para as 15h15 (de Brasília) do próximo dia 12 de junho, o evento será realizado antes do confronto entre Brasil e Croácia, no Itaquerão


Nicolini é autor de "Tietê - O Rio do Esporte

A região da Ponte Grande foi fundamental para o desenvolvimento não apenas do futebol paulista, mas do esporte em geral, especialmente do remo e da natação. No entanto, a poluição do Rio Tietê e a construção das marginais atingiram vários clubes ribeirinhos de maneira fatal.

Iniciado em 1907, o tradicional Clube de Regatas Tietê, símbolo da pujança da Região da Ponte Grande, ocupou o terreno de 50 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura até 2012. Afundada em dívidas, a agremiação foi obrigada a devolver a área, que será transformada em um centro esportivo municipal.

Juntos, Friedenreich, Neco e Heitor, antigos frequentadores da Chácara Floresta, participaram da conquista do histórico Sul-americano-1919, primeiro título da Seleção Brasileira. A partir do dia 12 de junho, a simplicidade do trio de amadores pode servir de inspiração para os astros de Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









4557 visitas - Fonte: gazetaesportiva.net

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade