20/5/2014 16:41
Testes simulam vibração da torcida em provisórias da Arena Corinthians
Arquibancadas temporárias estão em fase final de ajustes para receber torcedores no último teste antes da abertura da Copa do Mundo: dia 29, contra o Cruzeiro
Guindastes içaram pesos nas arquibancadas (Foto: Rodrigo Faber)
Em fase de acabamento, as arquibancadas provisórias da Arena Corinthians foram testadas na manhã desta terça-feira, já visando à partida contra o Cruzeiro, marcada para o dia 29, às 16h (horário de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Aparelhos montados embaixo do Setor Sul simularam a vibração da torcida, enquanto sacos de areia foram utilizados para testar o peso que ficará sobre as cadeiras. A tendência é que ambos os setores provisórios sejam entregues dois dias antes do jogo.
O COL (Comitê Organizador Local) recebeu a garantia de que as arquibancadas temporárias – que ficaram vazias no primeiro jogo oficial da Arena, derrota do Corinthians para o Figueirense por 1 a 0 no último domingo – estarão em perfeitas condições para o último teste antes da Copa do Mundo. Com elas, o estádio passa a ter capacidade de 68 mil lugares. Porém, por cautela, a carga de ingressos deverá ser de 60 mil.
A empresa contratada para o controle de qualidade dos assentos provisórios dividiu os testes em estáticos e dinâmicos. No primeiro caso, os sacos de areia, transportados por meio de três guindastes, simularam o peso dos torcedores, sem movimentos na estrutura. No segundo, um equipamento posicionado embaixo da arquibancada simulou uma vibração com frequência até maior do que 10 mil torcedores – capacidade máxima dos setores removíveis nos prédios Norte e Sul – poderiam causar. Tudo correu dentro do esperado.
No cronograma montado para a entrega das arquibancadas provisórias, que não são de responsabilidade da Odebrecht, construtora que ergueu a Arena Corinthians, os testes estáticos e dinâmicos representam o último ensaio estrutural do estádio, que receberá a abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho. A partir disso, as pendências serão o acabamento em setores como os camarotes, que ainda se encontram em estágio menos avançados.
A partir desta terça, quem responde por todas as operações na Arena Corinthians é a Fifa. Com um batalhão da Polícia Militar instalado em frente ao estádio, para garantir a segurança em todos os acessos do local, a entidade já tem autonomia para controlar quem entra nas dependências do palco de seis dos 64 jogos da Copa do Mundo.
VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Yuri Alberto deve receber proposta da Inglaterra no fim da temporada
- É DO TIMÃO! Hugo Souza se emociona após ser comprado pelo Corinthians e se declara
- Articulação nos bastidores garante pagamento do Corinthians ao Flamengo por Hugo Souza
4245 visitas - Fonte: Globo Esporte
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas