A 23 dias do início da Copa do Mundo, a Fifa começa a receber os estádios que sediarão os jogos do torneio. A Arena Corinthians, local da abertura da competição, passará a ser comandada pela entidade máxima do futebol mundial a partir desta terça-feira. Brasil e Croácia fazem o primeiro jogo da competição, no dia 12 de junho, em São Paulo
O cronograma de entrega respeita uma regra estabelecida pela Fifa. Quinze dias úteis antes do primeiro jogo em cada cidade, o estádio precisa estar à disposição da entidade. Neste período, as arenas receberão os últimos ajustes, de acordo com normas da federação, e servirão como locais de testes e treinamentos com seguranças e voluntários.
Quarta-feira, dia 21 de maio, será dia das Arenas Pantanal, das Dunas e Fonte Nova serem entregues. Um dia depois serão Maracanã, Mineirão, Mané Garrincha, Castelão, Beira-Rio e as Arenas Pernambuco, da Baixada e Amazônia.
Desta forma, alguns times precisarão disputar jogos com o mando de campo longe fora dos seus domínios. A única exceção será a Arena Corinthians. A entidade quer mais um novo teste com o estádio, que deverá receber o duelo entre Corinthians e Cruzeiro, com a sua capacidade máxima.
A partir do momento em que o estádio passar para o comando da Fifa, todas as decisões passarão pelo crivo da entidade. Desde o credenciamento, até situações operacionais como compra e venda de produtos e a segurança serão de responsabilidade da federação, que terá o apoio do Governo Federal.
Confira a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Além do estádios, a Fifa também receberá nesta semana os 24 campos que servirão como locais para os treinos da seleções ao longo da competição. Entre eles estão Pacaembu, São Januário, Independência, Couto Pereira, Barradão e Arena do Grêmio.
O Maracanã será o estádio da final da Copa do Mundo, dia 13 de julho.