Para quem entrou na Arena da Baixada, os cerca de 600 seguranças particulares nas arquibancadas e à beira do campo e o belíssimo gramado, certamente, lembraram o que se vê numa Copa do Mundo. As duas imagens remetem perfeitamento à competição organizada pela Fifa a cada quatro anos. Porém, o evento-teste da noite desta quarta-feira apresentou situações que nem de longe lembram o popular 'padrão Fifa'.
Cerca de duas horas antes do amistoso entre Atlético Paranaense x Corinthians, a reportagem do LANCE!Net percorreu os arredores do estádio e circulou por algumas áreas internas. E o que se viu foram obras inacabadas, improvisações, dificuldade de acesso, sujeira e 'jeitinho brasileiro' para melhorar ou consertar o que não estava bom.
No entorno da Arena da Baixada, mais precisamente na entrada principal, o que se viu foram entulho, caminhões, paus e pedras. A diretoria do clube utilizou madeiras e grades para fazer a separação dessa caótica área com o local onde os torcedores teriam acesso às bilheterias. A torcida do Furacão não pôde usufruir da área verde que há na frente da entrada, tendo que ir da rua direto para as catracas.
O acesso de funcionários e jornalistas esteve um pouco prejudicado, já que ocorreu numa entrada que ainda está em obras, com direito a caminhões e tratores, além de entulho. A imprensa, aliás, não teve acesso a banheiros (apenas aos químicos) nem às cabines que tradicionalmente são reservadas. O clube paranaense delimitou um pedaço da arquibancada e colocou tomadas improvisadas. Os operadores de rádio não conseguiram instalar seus cabos e aparelhos e reclamaram de que a transmissão do amistoso estaria prejudicada.
Na parte interna, outro problema visivelmente verificado foi a falta de cadeiras. Em determinados setores da Arena da Baixada faltaram cadeiras e a saída foi colocar seguranças particulares para que os torcedores não tivesse acesso ao local. Vale lembrar que essa foi uma das principais reclamações dos dirigentes da entidade máxima do futebol na última visita, há cerca de um mês.
O evento-teste da Fifa no estádio que será utilizado na Copa do Mundo não teve 100% padrão Fifa, mesmo com o gramado, os seguranças particulares e até mesmo o ensaio realizado com paramédicos à beira do gramado, que certamente agradariam à Fifa. Cerca de 30 mil torcedores acompanharão Atlético Paranaense x Corinthians.