O balanço do primeiro teste com grande público da Arena Corinthians foi considerado positivo para a administração do estádio, mas o clube admite que há pontos a serem melhorados para a partida do próximo domingo contra o Figueirense, primeiro jogo oficial do local e único teste para a Fifa antes da abertura da Copa do Mundo, dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia.
Dentro do estádio, os ajustes são menores – a principal preocupação é com as arquibancadas provisórias, instaladas por uma construtora terceirizada, mas que não serão utilizadas neste domingo. Fora dele, ainda há muitas obras no entorno. Os acessos do metrô, viadutos e paisagismo local estão em fase final de implantação. O aspecto de trabalho inacabado ainda poderá ser visto no domingo.
Em visita às obras e consultas à administração do estádio, o GloboEsporte.com listou cinco pontos que Corinthians, Prefeitura de São Paulo e construtoras correm para finalizar a um mês do Mundial.
ARQUIBANCADAS PROVISÓRIAS
Por dentro, quase tudo pronto. Por fora, tudo muito “cru”. Responsável pelas obras nos dois setores provisórios do estádio, a Fast Engenharia ganhou tempo porque o Timão não vai utilizar essas arquibancadas no domingo, limitando a capacidade da Arena a pouco menos de 40 mil pessoas. A um mês da Copa, ainda há muitas obras no local. Guindastes, inclusive, operam o dia todo içando estruturas de sustentação na parte traseira das arquibancadas.
A parte de baixo da estrutura continua exposta, com vigas e escadas à mostra. Os responsáveis pela obra no local afirmam não ter data programada para a entrega completa das arquibancadas. Apenas garantem que tudo estará acabado até a Copa. O Corinthians acompanha tudo de perto e tem feito contato quase diário com a construtora, mostrando preocupação com o prazo.
ORIENTAÇÃO E ALIMENTAÇÃO
Estes foram os dois pontos em que a diretoria do Corinthians detectou a maior necessidade de melhora após o teste de sábado passado. No jogo entre ídolos do clube, cerca de 250 orientadores trabalharam, mas se mostraram nervosos e sem todas as informações sobre a Arena. As placas indicativas de setores estão todas instaladas – a parte visual foi o que evitou maiores problemas.
Contra o Figueirense, o pessoal de apoio vai aumentar. Serão cerca de 800 orientadores no total, entre pessoal do Corinthians e do COL (Comitê Organizador Local), que quer se familiarizar com a logística do estádio antes de trabalhar “para valer” na Copa. Essa equipe será dividida. Alguns vão trabalhar dentro da Arena, e outros nos principais pontos de acesso, incluindo a estação Corinthians-Itaquera do metrô.
Na parte de alimentação, os bares não estavam totalmente prontos para operar. No domingo, a tendência é que o serviço seja oferecido com maior rapidez.
– No fim, nossa avaliação é positiva. A orientação podia ter sido melhor. Por ser o primeiro jogo, muitos ainda estavam inseguros, apreensivos, como todos nós. Era a estreia. Entendemos que o serviço dos bares também poderia ter sido mais ágil. Temos pontos a melhorar, mas vamos atender o público da melhor maneira – afirmou Lucio Blanco, gerente de operações do estádio.
Os ingressos não serão numerados para domingo, mas, depois da Copa, o Timão vai implantar o sistema de assentos marcados. No jogo festivo de sábado, torcedores reclamaram que não conseguiram passar pelas catracas. O clube explicou que isso ocorreu porque eles chegaram uma hora depois do jogo iniciado, quando o estádio já estava preparado para a saída da multidão.
Reuniões entre todos os setores da Arena vão servir para “afinar” melhor o serviço nos dias de jogos.
CANTEIRO DE OBRAS
Fora do estádio, as obras são bem maiores. Tudo parece estar no “quase”. Os viadutos de acesso pela Radial Leste e Avenida Miguel Inácio Curi estão prontos, mas ainda não podem ser utilizados pelo público. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, todo o complexo viário estará à disposição da torcida para jogo de domingo, confirmando o que o prefeito Fernando Haddad havia afirmado na semana passada.
– Tudo será entregue durante a semana. A parte viária estará pronta, e o entorno estará devidamente urbanizado e ajardinado – disse Haddad, em visita ao estádio.
Mais fácil, porém, é ir de metrô. A passarela que liga a estação Corinthians-Itaquera e o estádio está em fase de acabamento. Operários instalam as divisórias que vão facilitar a circulação entre quem utiliza trem e metrô. A estação está sinalizada e com a denominação utilizada pelo clube: Arena Corinthians. Ao contrário das placas da Prefeitura, que indicam “Estádio Itaquera”.
PAISAGISMO?
Funcionários fazem escavações, ajustam parte hidráulica, alocam montes de terra e areia no meio das obras. A jardinagem que circunda a Arena Corinthians tem dado dor de cabeça a quem está diretamente ligado aos trabalhos. A um mês da Copa, as primeiras árvores foram plantadas em uma enorme área livre entre a estação de metrô e os acessos ao estádio.
As obras só vão parar no dia de Corinthians x Figueirense. Mas boa parte do material ficará exposta. Pedras, inclusive. As empresas responsáveis pelas obras no entorno asseguram que nada vai oferecer perigo e prometem deixar o entulho longe do alcance dos torcedores.
TECNOLOGIA
Preocupação maior da Fifa, o sistema de dados e telefonia está sendo melhorado. Uma empresa terceirizada vai terminar nesta semana a instalação de toda a rede de fibra óptica. O Corinthians ainda depende das operadoras de telefonia para a melhoria do sinal no estádio, que hoje é considerado muito ruim.
A esperança é de que parte dessa estrutura esteja à disposição para domingo, mas a tendência é que a internet sem fio ainda não fique disponível nas cabines de imprensa, por exemplo. Para a Copa, o problema deve estar resolvido.