A dois dias de receber um evento festivo para 20 mil torcedores, na manhã deste sábado, a Arena Corinthians passa por últimos ajustes para a partida entre ídolos do clube que vai marcar mais um teste para o palco da abertura da Copa do Mundo. O objetivo principal, porém, é deixar tudo pronto para o confronto entre Timão e Figueirense, dia 18 de maio. Até lá, as arquibancadas provisórias estarão praticamente prontas, e a Fifa estará em fase de instalação das estruturas necessárias para o Mundial.
Tambores cheios de água simulam teste de peso em arquibancada provisória da Arena (Foto: Marcos Ribolli)
Após um pequeno atraso ocasionado pelo acidente que vitimou o operário Fábio Hamilton da Cruz, em março, as obras nas arquibancadas provisórias da Arena estão mais próximas do fim. Em um pedaço do setor sul, a construtora responsável pelo trabalho, Fast Engenharia, colocou tambores cheios de água para um teste de peso na estrutura.
Estudos de engenheiros definiram o local mais “frágil” da arquibancada para o teste ser realizado. Os tambores devem ser retirados nesta sexta, e as cadeiras faltantes serão montadas. Depois, com o acabamento, existe boa possibilidade de as provisórias serem utilizadas no dia 18 – não se sabe com qual capacidade.
As estruturas utilizadas pela imprensa durante a Copa do Mundo começam a ser instaladas nesta sexta. Após a competição, o espaço utilizado pelos jornalistas será outro, já reservado pelo Corinthians. A parte de tecnologia, principalmente internet, está longe de ficar pronta. A ideia é agilizar o sistema até o jogo contra o Figueirense.
Arena Corinthians, em foto tirada nesta quinta-feira (Foto: Marcos Ribolli)
No entorno, a promessa feita pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é de que toda a parte viária seja entregue na próxima semana, facilitando o deslocamento dos torcedores no primeiro jogo oficial do estádio. Até esta quinta-feira, apenas dois túneis haviam sido liberados. Parte dos viadutos está em obras, e a Prefeitura também vai instalar as placas indicativas de acessos à Arena.
– É um dos melhores estádios do mundo. Prefeitura e Estado cumpriram com todas as suas obrigações, o Corinthians também, então tudo estará muito bem feito para a Copa – disse Haddad, durante visita da presidente Dilma Rouseff a Itaquera, nesta quinta.
Inclusos os gastos com estruturas provisórias da Copa e empréstimos tomados com bancos, o custo final da Arena deve ser de R$ 1,150 bilhão.