7/5/2014 13:07
Seleção não tem representante pela primeira vez em copa.
A convocação do técnico Luiz Felipe Scolari, anunciada nesta quarta-feira (7), tem um registro negativo para os clubes paulistas. Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, a Seleção Brasileira não contará com um jogador cedido por alguma equipe de São Paulo.
Em 1930, na primeira edição do torneio, o futebol paulista também esteve bem perto de não enviar representante, já que um desentendimento entre as autoridades do esporte do Estado e a Confederação Brasileira de Desporto (CBD) resultou em um boicote dos clubes. No entanto, o meia-atacante Araken Patusca estava em litígio com o Santos e se integrou ao elenco que disputou a competição no Uruguai.
Desde então, o futebol paulista teve apenas um representante em somente outros três torneios: 1990 (o são-paulino Ricardo Rocha), 1998 (o são-paulino Zé Carlos) e 2010 (o santista Robinho).
Para a edição no Brasil, Felipão chegou a testar atletas que atuam no futebol paulista, convocando desde o ano passado jogadores como Osvaldo (do São Paulo) e Henrique (então no Palmeiras). Há ainda os casos de Paulinho e Neymar, que eram nomes certos na Seleção quando ainda atuava por Corinthians e Santos, respectivamente, mas acabaram se transferindo para a Europa.
Até por conta disso, a ausência de atletas de clubes paulistas pode ser vista como resultado da saída cada vez mais precoce dos brasileiros para o exterior. Em contrapartida, o mercado nacional se abre para atletas de outros países sul-americanos.
Por conta dos reforços do exterior, os clubes de São Paulo certamente terão representantes na Copa, mas não vestindo verde e amarelo. A seleção chilena deve confirmar o palmeirense Valdivia e o santista Mena, enquanto o são-paulino Álvaro Pereira é nome de confiança do treinador uruguaio Óscar Tabárez. Pelo Corinthians, o centroavante Paolo Guerrero seria o principal jogador do Peru se o país tivesse se classificado.
A última esperança de o Estado de São Paulo emplacar um convocado na lista de Felipão estava depositada no atacante Alan Kardec, que jamais havia sido chamado pelo treinador. O jogador trocou recentemente, de forma polêmica, o Palmeiras pelo São Paulo. Sempre que o Brasil foi campeão do mundo, contou com jogadores desses clubes em seu elenco.
VEJA TAMBÉM
- É NOSSO! Corinthians faz pagamento a vista e confirma compra de Hugo Souza
- VAI FICAR! Segundo jornalista, Corinthians deve manter Ramón Díaz como treinador até 2025
- REFORÇO DO ANO! Fabinho Soldado impulsiona renovação e ressignificação no elenco corintiano
3678 visitas - Fonte: Fox Sports
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas