6/5/2014 07:57
Tite explica "período sabático", exalta europeus e recorda Tolima
Responsável por levar o Corinthians ao seu primeiro título da Copa Libertadores da América, Tite está sem clube desde que deixou o Parque São Jorge, no final de 2013.
Em “período sabático”, como define com bom humor sua atual fase, o gaúcho de Caxias do Sul não se afastou por completo das quatro linhas. O ex-treinador alvinegro aproveitou para observar os principais clubes europeus, a quem não poupou elogios, e analisou com pesar o atual contexto dos comandantes de futebol no Brasil.
“Todo profissional precisa se reciclar, confrontar ideias e assistir jogos in loco.
Além disso, uma pausa é importante para o lado humano. Preciso dar suporte para minha família e passar mais tempo por eles.
A parte mais importante dessas ‘férias’ foi quando voltei para São Brás (região de Caxias do Sul-RS) onde nasci. Neste momento a paz é necessária.
A tranquilidade adquirida agora vai me fazer topar uma proposta com mais segurança”, expressou, em entrevista ao SporTV.
Adiante, Tite elogiou a postura tática dos europeus e os colocou em um patamar superior aos esquemas adotados no Brasil: “Antes de tudo, preciso de uma equipe de qualidade.
Tive a oportunidade de observar as algumas equipes europeias atuando. Presenciei Barcelona-ESP, Manchester City-ING...e os ingleses me empolgaram bastante.
Além do City, que dispõe de jogadores excelentes, vejo uma sequência na aplicação de posicionamento.
O Chelsea de hoje, mesmo com a troca de algumas peças, é o mesmo que enfrentou o Corinthians na final do Mundial de 2012. Isso faz toda a diferença”, revelou.
Por fim, o ex-comandante do Timão aproveitou para discorrer sobre o contexto que envolve os técnicos no Brasil: “Aqui tudo é imediato, mas não é possível desenvolver um trabalho de qualidade com menos de um ano de treino e aplicação.
Meus melhores desempenhos vieram depois deste intervalo de tempo. Para ter essa constatação, basta lembrar a eliminação para o Tolima-COL na Libertadores (de 2011). O Andrés não me deixou sair e consegui implementar a minha filosofia. Depois, colhemos os frutos”, completou.
VEJA TAMBÉM
- É NOSSO! Corinthians faz pagamento a vista e confirma compra de Hugo Souza
- VAI FICAR! Segundo jornalista, Corinthians deve manter Ramón Díaz como treinador até 2025
- REFORÇO DO ANO! Fabinho Soldado impulsiona renovação e ressignificação no elenco corintiano
3909 visitas - Fonte: gazetaesportiva.net
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas