3/5/2014 11:15

Título paulista invicto do Timão em 2009 completa cinco anos

Título paulista invicto do Timão em 2009 completa cinco anos
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians


Há cinco anos, no dia 03 de maio de 2009, o Corinthians resgatava o orgulho e o respeito de todo o futebol brasileiro. Nessa data, após viver o martírio de um ano na Série B do Campeonato Brasileiro, o Timão voltava a conquistar um título importante do cenário nacional. O Alvinegro era campeão paulista pela 26ª vez, a primeira após seis anos. E, de quebra, de forma invicta, um fato histórico.

Após recolocar o Corinthians na elite do futebol brasileiro, o técnico Mano Menezes tinha uma nova missão: fazer com que o Timão voltasse ao topo. Esse trabalho começaria pelo Campeonato Paulista. Com parte do elenco vencedor da Série B em 2008, o treinador manteve a base do time com alguns ajustes e uma estrela: Ronaldo Fenômeno.

No início, a equipe foi se encaixando. O técnico foi testando formações, avaliando novos jogadores e dando tempo para a adaptação de Ronaldo ao time. Mesmo não terminando a primeira fase do Paulistão como líder -- foi o terceiro colocado --, o Corinthians conseguiu ir para as semifinais sem perder um único jogo.

O primeiro grande desafio viria nas semifinais: o São Paulo, que era na época tricampeão brasileiro. Com pior campanha, o Timão faria o primeiro jogo no Pacaembu. Nessa partida, a Fiel viu nascer a formação extremamente vitoriosa naquele ano de 2009: Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.

A Fiel lotou o Pacaembu e apoiou o Timão mesmo começando o placar atrás. Mas Elias empataria ainda no primeiro tempo. O jogo se arrastaria para o empate por 1 a 1 até quase o fim. Aí surgiu a estrela de Cristian, que roubou uma bola e chutou da intermediária, virando o marcador e incendiando o estádio.

O Corinthians foi para o Morumbi na partida de volta com a vantagem do empate, que nem foi necessária. Douglas e Ronaldo fizeram os gols da vitória alvinegra por 2 a 0, garantindo a vaga na decisão.

Na final, o adversário foi o Santos. Primeiro jogo na Vila Belmiro, que foi palco de uma das maiores apresentações de Ronaldo em um campo de futebol. Chicão abriu o placar no começo do primeiro tempo. Logo depois, deu um chutão para a área rival. O camisa 9 matou a bola com extrema categoria, avançou e fez 2 a 0. O time da Baixada Santista descontou no segundo tempo, mas teve a reação brecada por uma obra-prima do centroavante corinthiano.

Elias tocou para Ronaldo, no lado direito perto da intermediária. Com um toque de letra, Ronaldo cortou o marcador santista, deu um toque na bola, olhou para o gol e tocou por cobertura. Um gol antológico, que não sai da memória da Fiel. Com o placar de 3 a 1, o Timão poderia até perder por um de diferença que sairia do Pacaembu com o título.

Mas ninguém queria perder depois de chegar invicto na partida final. O Santos assustou, fez 1 a 0, mas André Santos, com uma bomba, acabou com qualquer chance adversária. Com o empate, o Corinthians se sagrou campeão paulista pela 26ª vez, sem perder para ninguém.

Era o recomeço do Corinthians. O início de uma caminhada vitóriosa, que chegou ao topo do mundo anos depois.


VEJA TAMBÉM
- É NOSSO! Corinthians faz pagamento a vista e confirma compra de Hugo Souza
- VAI FICAR! Segundo jornalista, Corinthians deve manter Ramón Díaz como treinador até 2025
- REFORÇO DO ANO! Fabinho Soldado impulsiona renovação e ressignificação no elenco corintiano









4767 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade