28/4/2014 08:34

Entre Adoniran e 3307 gols, Corinthians dá adeus à "maloca";

Em clima de despedida simbólica do Estádio do Pacaembu, o Corinthians recebeu o Flamengo pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro

Entre Adoniran e 3307 gols, Corinthians dá adeus à
Saudosa Maloca, Maloca Querida". Foi ao som de Adoniran Barbosa que 39.168 pessoas acompanharam a despedida do Corinthians do Estádio do Pacaembu, onde o clube viveu alguns dos principais dias de sua história dentro de exatos 74 anos de partidas no local, com direito a 3.307 gols. Contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, em vitória por 2 a 0 que virou coadjuvante diante da festa, o time alvinegro foi oficialmente embora do local para, enfim, estrear em sua nova casa, a Arena Corinthians.

Com duelo marcado para o dia 18 de maio no novo complexo esportivo, contra o Figueirense, também pela Série A, o Corinthians não tem mais no Pacaembu o local para tratar como seu estádio de mandante. A arena será inaugurada em três semanas, de olho na Copa do Mundo de 2014, e sediará a maioria das próximas partidas alvinegras daqui para a frente. E a despedida da velha casa, o Pacaembu, não poderia ser mais emocionante.

Ao som de "Saudosa Maloca", o estádio recebeu quase 40 mil pessoas que fizeram jus à festa preparada em homenagem ao Paulo Machado de Carvalho. Enquanto as caixas de som entoavam Adoniran Barbosa antes e depois do jogo, as arquibancadas se encarregaram do resto. Com faixas, gritos de "obrigado" e música - como a cantarolada ao apito final, "ai, ai, ai, ai, está chegando a hora, o dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora" -, os corintianos deram adeus.

Antes do jogo, uma gigantesca faixa confeccionada especialmente para a ocasião foi estendida no gramado. "Saudosa Maloca, Maloca Querida, #PacaembuCorinthians74anos" eram os dizeres expressos em preto e branco. Curiosamente, o time alvinegro estreou no estádio justamente em um 28 de abril - ou há exatos 74 anos, já que o ocorrido foi em 1940. E o primeiro jogo na nova casa não poderia ser mais feliz: 4 a 2 no Atlético-MG.

De lá para cá, a equipe do Parque São Jorge atuou outras 1686 vezes no Pacaembu. Foram 966 vitórias, 395 empates e 326 derrotas, com 3.307 gols marcados e 1.922 gols sofridos. Troféus foram oito, sendo os quatro primeiros na década de 50: os Torneios Rio-São Paulo de 1950 e 1954 e os Campeonatos Paulistas de 1951 e 1954, este do IV Centenário de São Paulo. Só que, depois, foram 55 anos de espera até voltar a vencer uma taça importante no local.

Após adeus, relembre 8 títulos corintianos no Pacaembu

No período, o Corinthians ganhou muitas vezes no Pacaembu, mas alternava com jogos no Morumbi e até no Parque São Jorge, que até a década de 90 era utilizado para partidas menores. Mas também viveu dias de tristezas e lágrimas, como a derrota contra o Grêmio por 3 a 0, pelas quartas de final da Libertadores de 1996, e a eliminação na competição continental de 2006, contra o River Plate, após revés por 3 a 1 que quase deu tragédia nas arquibancadas. Na ocasião, torcedores enfurecidos tentaram invadir o gramado.

E foi em 2009, no dia 3 de maio, que o Corinthians voltou a ser campeão no Estádio Paulo Machado de Carvalho, quando venceu o Paulista de forma invicta e iniciou série de conquistas implacável no Pacaembu: os títulos do Brasileiro 2011, em empate por 0 a 0 com o Palmeiras; da Recopa 2013, depois de 2 a 0 no São Paulo; e o mais importante deles, a Copa Libertadores, em 2012, após derrotar o temido Boca Juniors por 2 a 0.

As taças em cima dos três arquirrivais e a tão sonhada epopeia continental em decisão contra o maior campeão da América neste século coroaram a era de ouro do Pacaembu com o Corinthians, que pôde neste domingo se despedir à altura de sua velha casa. "Saudosa Maloca, Maloca Querida, dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vidas" nunca fez tanto sentido para a torcida corintiana. Agora com um novo lar, quem sabe por mais dias felizes em sua vida.


VEJA TAMBÉM
- Neto esquenta polêmica e manda recado ao elenco do Corinthians em apoio a Augusto Melo: Vocês foram...
- Ramón Díaz será demitido do Corinthians por Augusto Melo em 2025? Decisão
- Flamengo respeita contrato com Corinthians sobre Hugo Souza, declara Bruno Spindel.









4452 visitas - Fonte: Terra

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade