26/4/2014 10:19
brigado, Pacaembu! São Paulo, Brasil e a América! As conquistas do Timão no estádio
O Corinthians faz neste domingo (27) a última partida no Pacaembu antes da inauguração da Arena Corinthians. Nos 74 anos que utilizou o estádio como casa, o Timão conquistou oito títulos dentro do gramado que ficará para sempre na memória alvinegra.
O primeiro torneio que o Alvinegro conquistou no local foi o Torneio Rio-São Paulo em 15 de fevereiro de 1950, em um empate por 1 a 1 com o Botafogo-RJ, com gol do atacante Noronha. Logo no ano seguinte, mais um troféu conquistado, o do Campeonato Paulista, com um ataque histórico para o futebol brasileiro. Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Mário marcaram 103 gols em 30 partidas, atingindo média de 3,43 gols por jogo.
Em 1954, mais duas competições vencidas no estádio municipal. Em 10 de julho, o Corinthians selou o êxito em mais um Rio-São Paulo com uma vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, com gol de Cláudio. O Campeonato Paulista desse ano foi encerrado somente na temporada seguinte. Em fevereiro de 1955, um empate por 1 a 1 com o mesmo rival culminou em mais uma glória, uma das mais marcantes da história do clube, campeão do IV Centenário da cidade de São Paulo.
A próxima vez que o Timão viria a ganhar um título no estádio iniciaria uma série incrível, em que o clube conquistaria o estado de São Paulo, o Brasil e a América dentro do Pacaembu em um período de três anos. Já com Ronaldo jogando com o manto alvinegro, um empate com o Santos na partida de volta após a vitória por 3 a 1 fora de casa resultou no triunfo do Paulistão 2009.
Em dezembro de 2011, o Alvinegro viria a garantir a conquista do Brasileirão na última rodada da competição, com empate sem gols no Derby contra o Palmeiras.
Para fechar a série dourada, a maior conquista da história do Corinthians dentro do Pacaembu. Em 4 de julho de 2012, a Fiel lotou as arquibancadas do estádio para ver a vitória corinthiana por 2 a 0 sobre o Boca Juniors, com dois gols de Emerson Sheik. Por fim, mais uma conquista internacional, a Recopa Sul-Americana, com vitória sobre outro rival, dessa vez o São Paulo, também por 2 a 0, com gols de Romarinho e Danilo.
Por todas essas conquistas através dos últimos 74 anos, o estádio municipal Paulo Machado de Carvalho ficará eternamente no coração dos corinthianos.
VEJA TAMBÉM
- Neto esquenta polêmica e manda recado ao elenco do Corinthians em apoio a Augusto Melo: Vocês foram...
- Ramón Díaz será demitido do Corinthians por Augusto Melo em 2025? Decisão
- Flamengo respeita contrato com Corinthians sobre Hugo Souza, declara Bruno Spindel.
4398 visitas - Fonte: Site Oficial
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas