25/4/2014 09:16
Corintiano "anti-Santos" viaja 170 km por taça do Ituano
Se alguém te contasse que existe um corintiano que saiu sua cidade e viajou 170 km só para tirar foto com a taça de campeão estadual do Ituano já ia parecer que é mentira. O que dizer então se o mesmo torcedor tivesse assistido às finais dos Campeonato Paulista 2012, da Libertadores e do Mundial 2011 com os uniformes de Guarani, Peñarol-URU e Barcelona, respectivamente? Pois foi o que fez Lucas Karam, 25 anos, fã fanático do Corinthians e conhecido em Santos por ser o maior "anti" do principal time da cidade.
Dono de um tradicional bar em Santos - o Baccará, no bairro do Embaré, além do recém-inaugurado Kawabanga e da temakeria The Kone - junto de seu irmão, o são-paulino Vitor Karam, Lucas viajou no último feriado de Páscoa até Itu especialmente para tirar foto com o troféu de campeão paulista do Ituano, que derrotou a equipe praiana na decisão por pênaltis. "O shopping estava fechado, mas deu para tirar uma foto para poder zoar os santistas", afirmou em entrevista ao Terra o corintiano, que postou a imagem nas redes sociais para tirar o sarro.
A paixão de Lucas pelo Corinthians começou cedo, já que seu pai, André Karam, morava na Zona Norte de São Paulo e era membro de uma organizada alvinegra. E, junto do "corintianismo", o torcedor herdou a "rixa" pessoal com o Santos, já que a rivalidade entre o time do Parque São Jorge e o da Vila Belmiro é gigantesca entre os moradores locais. Na região, as duas torcidas alvinegras competem em tamanho. As últimas pesquisas do jornal A Tribuna apontam maioria santista, seguida de perto por corintianos.
"Meu melhor amigo Mário Butori é santista fanático e nós brigamos até hoje, discutimos, mas a amizade prevalece", falou Lucas, ou "Gog", seu apelido entre os amigos mais próximos. O corintiano ainda relembrou ter sido convidado a jogar pelas categorias de base do Santos quando pequeno. "Só que no meu primeiro treino eu não queria colocar o colete porque tinha o símbolo do Santos. Aí eu chorei, e meu pai que estava na quadra me fez colocar", contou, às gargalhadas.
Lucas começou a ficar mais conhecido entre os torcedores santistas principalmente por causa do Baccará. Constantemente lotado e com telões para assistir aos jogos dos times paulistas, o bar passou a atrair bom público há alguns anos, que o diga nas decisões futebolísticas televisionadas. Famoso por ser o típico "corintiano chato", Gog conseguiu cutucar os rivais pela primeira vez na final da Libertadores de 2011, quando todos os garçons do local vestiram uniformes da equipe uruguaia, adversária na decisão continental.
"Arranjei algumas camisas do Peñarol e outras amarelas e pretas para todos eles usarem, pois era difícil arrumar várias camisas do Peñarol por aqui", citou. O fato se repetiu na decisão do Paulista de 2012, já que os funcionários do Baccará também tiveram que usar uniformes do Guarani, rival do Santos na decisão, o que gerou até matéria da TV Tribuna, afiliada da Globo na região. "Meu tio trabalhou há algum tempo em uma fornecedora do Guarani e me deu algumas camisas, que estavam guardadas no ármario", contou.
"Os clientes que torcem para o Santos quando veem o sarro ficam bravos, mas acabam levando na brincadeira", acrescentou Lucas, que ainda comentou sobre outra passagem, esta ocorrida durante decisão do Campeonato Paulista de 2010. "Na final Santos x Santo André eu apareci com a camisa do Santo André. Aí, três clientes da casa tiraram a camisa à força e jogaram no lixo, mas eram meus amigos, foi na brincadeira", contou o corintiano. "Na hora todos os clientes do bar comemoraram", adicionou, aos risos.
Curiosamente, o Baccará fica a apenas duas quadras de distância da Padaria Santista, reduto notável de torcedores do Santos. E é óbvio que o corintiano Lucas não poderia deixar de nutrir certa "rixa" com Eduardo, filho do dono Carlinhos. "É um amigo que fala muito. Passo na padaria dele e grito 'vai, Corinthians!'. Já correram atrás, já jogaram lata, mas nunca me pegaram (risos). Sempre que a gente se vê tem umas discussões demoradas, porém no final cada um paga uma cerveja e fica tudo certo", concluiu o "anti-Santos" mais famoso da região.
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO DE VOLTA! Corinthians faz ajustes táticos para confronto contra o Athletico-PR
- CONFIRA! Garro lidera estatísticas ofensivas do Corinthians no Campeonato Brasileiro
- POTENCIAL PROTAGONISTA? Yuri Alberto é apontado como protagonista em enquete
12738 visitas - Fonte: Terra
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas