O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, visitou as obras da Arena Corinthians nesta terça-feira e foi categórico: o estádio que sediará a abertuda da Copa do Mundo, em junho, ficará pronto "no limite". O francês ressaltou que "não há mais tempo a perder" e exigiu comprometimento para que tudo esteja pronto até a partida entre Brasil e Croácia.
"(O estádio de São Paulo) Estará pronto no limite. Não dentro do cronograma, que era 15 de janeiro, mas estará pronto para a Copa do Mundo no último minuto. Todos entendemos que não temos mais tempo a perder, não podemos desperdiçar minutos nesta fase final, quando restam apenas 50 dias para o jogo de abertura", disse.
Com cara de poucos amigo e sem esboçar nenhum sorriso durante sua entrevista, Valcke ainda se irritou quando questionado se o Brasil teria se atrasado mais que a África do Sul na preparação dos estádios para a Copa. De maneira ríspida, o secretário disse que não se importa com o passado.
"Eu não gosto de sonhar, não gosto de olhar o passado. Não é importante pensar na África, mas sim se o Brasil estará pronto hoje, no presente. A Copa de 2010 foi há quatro anos, está terminada", disparou o francês, que fez rápida inspeção na Arena Corinthians: 10 minutos.
érôme Valcke ? @jeromevalcke
Seguir
São Paulo estará pronta para a abertura. Em 60 dias o estádio já terá recebido três partidas. Mas não podemos perder um minuto sequer
No último Mundial, o estádio Soccer City também teve problemas com atrasos, devido a greves de operários. Com isso, os eventos teste foram atrasados, assim como no caso do estádio do Corinthians, que deveria estar pronto desde janeiro, mas acabou atrasado devido à queda do guindaste, no ano passado, e também a acidentes fatais com opeários.
Também nesta terça, inclusive, a própria Fifa e o COL confirmaram que o maior evento teste antes da abertura da Copa, o jogo entre Corinthians e Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, será realizado com público reduzido: 50 mil pessoas - o estádio comportará 68 mil no Mundial.