O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve nesta terça-feira na Arena Corinthians para uma nova vistoria do estádio que vai receber cinco jogos da Copa do Mundo (inclusive a abertura, dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia).
Valcke percorreu o estádio acompanhado por Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local, pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e pela vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeã, titular da Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo.
Faltando 51 dias para o início do Mundial, Valcke mostrou preocupação com o cronograma apertado e pediu que não se perca mais tempo. Ainda assim, confia que o estádio estará pronto para os testes antes do mundial.
- Eu não tenho vindo frequentemente, mas minha equipe acompanha de perto. A agenda está muito apertada.
Não há mais nenhum minuto a ser desperdiçado. Nós não temos escolha, a não ser fazer o jogo de abertura em São Paulo. Eu acredito que sim, que São Paulo estará pronta no último minuto, mas estará pronta. Todo mundo entendeu que não há mais tempo a perder.
A Arena Corinthians será uma das últimas a ficarem prontas. O estádio foi entregue pela construtora ao clube no último dia 15, mas com trabalhos ainda em andamento. As arquibancadas provisórias (estruturas que servirão apenas à Copa) não estão prontas.
O andamento das obras foi conturbado, com dois graves acidentes que causaram as mortes de três operários: dois em novembro do ano passado, quando um guindaste cedeu sobre o prédio leste.
A terceira vítima caiu de uma altura de 8 metros quando trabalhava na montagem das arquibancadas provisórias, dia 29 de março.
Após São Paulo, Valcke estará em Curitiba, Cuiabá e Fortaleza, de 22 a 24 de abril de 2014. Juntamente com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com os membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Bebeto e Ronaldo, ele se reunirá com representantes das sedes e visitará o Aterro de Iracema, local da Fifa Fan Fest de Fortaleza.