Muricy Ramalho é o treinador mais caro do Cartola (Foto: Mauro Horita / Globoesporte.com)
Os cartoleiros antenados ficaram de olho nas dicas dos jogadores posição por posição, agora chegou a hora de aproveitar as opções para técnicos no mercado do Cartola FC. Antes de analisar os nomes, vale destacar que a pontuação dos treinadores é calculada da seguinte forma: soma-se os pontos de todos os jogadores de uma determinada equipe que entrarem em campo e divide-se pelo número de atletas do time que atuaram nesta mesma partida.
Dentre os 20 treinadores, Muricy Ramalho, do São Paulo, é o mais caro na temporada de 2014. Para comprá-lo, os internautas terão que desembolsar 16 cartoletas. O fato do Tricolor Paulista normalmente ter uma defesa que costuma pontuar bastante, tanto que Rodrigo Caio, Reinaldo, Rogério Ceni e Paulo Miranda ficaram entre os cinco maiores pontuadores do time em 2013, só faz aumentar a média do comandante. Ainda mais se a equipe não sofrer gol porque neste caso os defensores recebem 5.0 pontos de bonificação.
Campeão gaúcho pelo Internacional, Abel Braga também está valendo uma grana, assim como no ano passado quando foi o comandante mais valorizado do fantasy game. Mas, apesar do preço salgado nesta edição (C$ 15.00), pode ser um bom investimento, principalmente, por ter no elenco D'Alessandro, o quinto maior pontuador no geral em 2013 com 203.70, e Willians, o principal ladrão de bolas (roubada vale 1.7 pontos) no ano passado, com 111 ao todo.
O terceiro técnico com um alto custo é Marcelo Oliveira. O treinador, que conduziu o Cruzeiro à conquista do título brasileiro de 2013, vale 14 cartoletas. No entanto, ele também tem a possibilidade de conseguir uma alta pontuação no Cartola, visto que tem no plantel atletas capazes de render bons frutos. Um exemplo é Éverton Ribeiro, líder de assistências no Brasileirão 2013, com 11 no total.
Celso Roth está com o preço baixo no jogo virtual (Foto: Monique Silva)
Caso o internauta queira guardar suas economias, o mercado do Cartola também conta com opções acessíveis. Gilmar Dal Pozzo, da Chapecoense, e Eduardo Baptista, do Sport, surgem como os técnicos mais baratos. Ambos custam apenas C$ 1.00. O fantasy game oferece outras pechinchas, dentre elas Celso Roth, do Coritiba, que tem o preço de 3 cartoletas. O experiente treinador estava sem clube desde que saiu do Cruzeiro, em dezembro de 2012.
É importante que todos os cartoleiros fiquem atentos ao noticiário do Globoesporte.com, e às mudanças que podem acontecer até o fechamento do mercado. Jogadores titulares podem perder lugar no time, seja por lesão ou escolha do técnico. Além disso, alguns clubes ainda estão envolvidos em outras competições e possivelmente evitarão mandar força máxima a campo no Campeonato Brasileiro, que começa no dia 19 de abril (sábado). O Cartola FC fecha o mercado, às 16h30 (horário de Brasília), duas horas antes de a bola rolar para a competição nacional.