Transmissão da final entre Santos e Ituano cortou faixa do grupo um mês depois de movimento cobrar apoio da emissora
O Bom Senso FC, enfim, se pronunciou.
Depois de a TV Globo se recusar a mostrar a faixa do movimento na decisão do Campeonato Paulista, domingo, o grupo falou sobre o acontecimento em uma nota publicada nas redes sociais. O descaso da rede de televisão aconteceu um mês depois de
Rogério Ceni, durante um seminário em São Paulo, fazer um discurso acalorado pedindo a contribuição da emissora para a divulgação das ideias do movimento.
Através do Facebook, o Bom Senso FC divulgou um texto sobre a paralisação do futebol brasileiro, no qual demonstra a preocupação da inatividade de clubes menores no segundo semestre e possui o seguinte trecho: “Mesmo em um cenário como esse, o principal responsável pelo estado do futebol brasileiro (refere-se a José Maria Marin) se diz preocupado única e exclusivamente com a seleção e a Copa do Mundo. Nós nos manifestamos no domingo para chamar atenção ao lado ignorado do futebol brasileiro, aquele que não é prioridade para a CBF, com a faixa: “Final de campeonato: 1 campeão, 500 clubes sem atividades e 12 mil desempregados”. Entramos em campo em diversas finais dos Estaduais, mas até a nossa faixa acabou ignorada pela TV”.
Bom Senso sugere jogos do Brasileirão aos finais de semana e criação da Série E
Apesar do posicionamento ocorrido na última terça-feira, um dia depois da censura, a reportagem do
iG Esporte abordou alguns jogadores do Santos – que adentraram ao gramado do Pacaembu carregando a mensagem –, e eles alegaram não saber do corte da TV Globo durante a transmissão.
Bom Senso FC propõe comitê pago pela CBF para regular clubes
“Eu nem sabia que havia sido cortada. Se foi, eles tinham algum motivo. Isso eu nem posso comentar porque não estou sabendo de nada”, desconversou o lateral-direito Cicinho.
“É um momento onde todos querem melhorias para o futebol brasileiro. É por isso que falamos que é ter bom senso para que as coisas melhorem no Brasil. Eu procuro não entrar em detalhes (sobre o corte da Globo) porque não gosto de polêmicas. Eu só acho que nós estamos bem cientes do que queremos e aí vai da emissora de querer mostrar ou não”, declarou o santista Cícero.
Confira abaixo os protestos já realizados pelo Bom Senso FC nos torneios:
Jogadores de Santos e Bahia também aderiram ao protesto do grupo Bom Senso FC
Foto: Futura Press
Em protesto contra a CBF, jogadores de Grêmio e Vasco cruzam os braços na Arena
Foto: Dudu Contursi/Futura Press
Faixa pede melhorias no futebol brasileiro
Foto: Dudu Contursi/Futura Press
Atletas de Goiás e Ponte Preta também aderiram ao protesto, no Serra Dourada
Foto: Carlos Costa/Futura Press
No Maracanã, a noite também foi de protestos no duelo entre Botafogo e Portuguesa
Foto: Dhavid Normando/Futurapress
Criciúma e Atlético-PR também cruzaram os braços no Heriberto Hulse
Foto: Fernando Ribeiro/Futura Press
Atletas de São Paulo e Flamengo se reúnem antes do jogo em Itu para combinar o protesto
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
Além de cruzarem os braços, tricolores e rubro-negros bateram bola por um minuto
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
Coritiba e Corinthians levam faixa no Couto Pereira
Foto: Heuler Andrey/ Agif/Gazeta Press
Um dos principais articuladores do Bom Senso FC, o goleiro Fernando Prass cobrou posicionamento da emissora. “Eu não vi porque sinceramente eu não assisti aos jogos. Mas se isso aconteceu realmente tem de ser perguntado a quem cabe, a quem faz a transmissão e não para nós”, disse.
O
iG Esporte procurou a TV Globo para comentar o ocorrido, mas, através de sua assessoria de imprensa, afirmou que não vai “se pronunciar” alegando que o assunto já tinha sido abordado nesta reportagem sobre os bastidores da decisão do Estadual:
Final do Paulistão tem censura da Globo, dedo de Felipão e campeão esquecido.
Por possuir os direitos de transmissão dos principais campeonatos, a Globo é uma das principais interessadas em manter o atual calendário do futebol brasileiro. A empresa, inclusive, já participou de reunião com o grupo e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para discutir as possíveis mudanças das principais competições. No ano passado, um dos idealizadores do Bom Senso FC, o meia Alex chegou a criticar a subordinação da CBF perante a televisão e dizer, em entrevista ao jornal “Lance!”, que “a CBF não tem grande interferência dentro do futebol, pois cuida apenas da seleção brasileira. E quem realmente cuida do futebol brasileiro é a Globo”.
Recentemente, representantes do movimento
conseguiram se reunir com a CBF e membros da Comissão dos Clubes para discutir mudanças no fair play financeiro e agora espera novo posicionamento da entidade para definir as próximas ações. A possibilidade de greve ainda está sendo discutida.
“Acho que está tudo em aberto. As ações que tomamos sempre foram ditadas pelos acontecimentos. Então, nós estamos esperando as coisas andarem. Tivemos uma reunião para discutir o fair play financeiro, tem algumas coisas em perspectivas boas, mas acho que tudo tem de ser conversado. Nós não podemos cravar nada, dizer que vai acontecer (a greve). É uma situação que precisa ser conversada, não tem nada decidido”, declarou Fernando Prass.